A Bairrada foi a região escolhida e o “Pedro do Leitões” o restaurante de eleição, situado em Sernadelo, na Mealhada, na noite do dia 20 de janeiro, para a realização de mais uma viagem eno-gastronómica “À Rota do Pico” pelos vinhos daquela que foi recentemente eleita como a “Cidade do Vinho 2017” – a Madalena do Pico.

A harmonização dos vinhos da produção de Marco Faria com a marca “Curral Atlantis” (do enólogo Paulo Laureano) e da produção de Fortunato Garcia detentor do vinho “Czar” estiveram a cargo dos Chefs Vitor de Oliveira da “Casa do Presunto”, Duarte Eira do galardoado “Sal Poente”, Margarida Rego do wine “Hotel Monverde”, Tony Salgado do exclusivo “Palácio do Freixo” e ainda de Laurinda Rosmaninho, a chef residente do restaurante “Pedro dos Leitões”.

Todos juntos aprimoraram os sabores do mar e da terra com o objetivo de destacar os vinhos provenientes dos tradicionais “currais” de rocha vulcânica elevados pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – ao estatuto de Património Mundial da Humanidade. Segundo Fortunato Garcia “os vinhos ‘Czar’ são um fenómeno único no mundo porque fermentam a vinte e um graus”. “O normal é ‘morrerem’ aos dezasseis”, enfatizou.

Fortunado Garcia disse ainda que “o ano de 2011 foi o que mais garr16237753_10212184550517333_561201128_nafas ‘Czar’ fizeram”. “Em 2001, 2009 e 2010 não houve porque a colheita é tardia e é complicada porque chove muito”, acrescentou o proprietário da marca, que garante serem feitas “duas a três mil garrafas por ano”.

Este jantar exclusivamente inspirado nos néctares do Pico, contou com a análise organolética do escanção residente – Carlos Marques – assim como com o apoio da Câmara Municipal da Madalena do Pico que, no âmbito da “Cidade do Vinho 2017”, está a apostar fortemente na sua divulgação ao nível nacional.

Presente esteve também o vice presidente da Câmara Municipal das Lages do Pico, que apelou “aos inúmeros encantos dos Açores”. “Agora é mais fácil com as viagens ‘low cost’ e é um local onde há vários programas e soluções diferentes para todos os gostos”, concluiu ainda.