As Juntas de Freguesia do Luso e da União de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes estão a levar a cabo um projeto destinado às famílias do seu âmbito geográfico. Chama-se Eco-Famílias XXI e “é um desafio em forma de concurso, que pretende evidenciar quais as famílias com as práticas mais sustentáveis e que revelam maiores preocupações com o ambiente”.

O projeto “surge no âmbito do Prémio Nacional Eco-Freguesias XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa” ao qual as freguesias do Luso e União de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes se estão a candidatar e que incide também nas práticas ambientais.

Para além das famílias com melhores resultados serem premiadas o facto de participarem neste concurso permitirá às freguesias em questão obterem melhores resultados no Prémio Nacional.

Assim, qualquer família –  conjunto de pessoas com dois ou mais elementos (incluindo uniões de facto) e que coabitem no mesmo fogo/habitação em mais de cinquenta por cento do seu tempo – residente das freguesias mencionadas e com preocupações ambientais podem concorrer bastando para isso que preencham o formulário online em ecofreguesias21.abae.pt/ecofamiliasdeluso – no caso do Luso até 31 de janeiro – e em ecofreguesias21.abae.pt/ecofamiliasmealhadaventosadobairroantes/ – no caso da União de Freguesias até 10 de fevereiro.

Aquando da inscrição, as famílias devem ir complementando a candidatura com os documentos que vão sendo solicitados e “que comprovem algumas das práticas sustentáveis”. E os passos a seguir na criação da conta de utilizador são: Registo com correio electrónico, palavra-passe pretendida e nome da Junta; segue-se uma página de erro de seguida, em que o candidato tem que verificar a caixa de entrada do correio eletrónico cedido para ver se recebeu uma mensagem para ativar a sua conta de utilizador; por último, tem que se clicar no link dDSC01846e activação para entrar automaticamente na área de utilizador.

Os prémios para os vencedores, na freguesia do Luso, são, do primeiro para o terceiro: uma dormida com pequeno almoço no Alegre Hotel para duas pessoas; um Programa de SPA Termal 100% Água do Luso para duas pessoas; e um jantar no restaurante Cesteiro para duas pessoas.

Na União de Freguesias serão: um almoço ou jantar “4 Maravilhas” num restaurante aderente à escolha dos vencedores; um cabaz de compras, com produtos locais e regionais; e uma seleção de vinhos das Caves Messias.

Para todas as famílias participantes haverá ainda a entrega de um diploma digital.

 

Fotografia de capa do Centro de Interpretação Ambiental