Em 2017, o Agrupamento de Escuteiros 1037 do Corpo Nacional de Escutas festeja vinte e cinco anos de existência, o seu primeiro jubileu. E a data até já está assinalada com uma tarja afixada na fachada da Igreja Paroquial da Mealhada. O ano prevê-se repleto de iniciativas e a primeira acontece já no próximo sábado, dia 14 de janeiro.
A festa começa às 18 horas, na Igreja da Mealhada, com a celebração de uma missa de Ação de Graças e de promessa de cerca de 20 Escuteiros, atingindo assim, o Agrupamento, a sua vigésima nona investidura do Agrupamento.
Segue-se, às 20 horas, no Restaurante Portagem dos Leitões, na Pedrulha (Casa Comba), um jantar convívio. Um encontro onde os promotores apelam a presença de antigos Escuteiros do Agrupamento. Para isso aguardam serem contactados através dos números de telemóvel 966 124 023, 931 476 698 ou 914 863 077.
Oficialmente criado em 1 de janeiro de 1992, o Agrupamento de Escuteiros da Mealhada, que foi registado com o número 1037 do Corpo Nacional de Escutas, realizou as primeiras atividades a 8 de dezembro de 1991. “Em termos totais, em vinte e cinco anos passaram pelo Agrupamento cerca de trezentas e cinquenta pessoas (atualmente tem cerca de cinquenta) e era esse número que gostávamos de ter presente no convívio do próximo dia 14, contudo, sabemos que muitos deles estão no estrangeiro e outros perderam a ligação”, declarou, ao «Bairrada Informação», Nuno Canilho, dirigente nos Escuteiros da Mealhada.
Para assinalar o início das festividades do seu jubileu – ou bodas de prata – dos vinte e cinco anos de existência, os escuteiros mealhadenses colocaram uma tarja na torre da Igreja da Mealhada com referência ao seu aniversário.
“Consideramos que foi feito um bom trabalho. O objetivo do Escutismo é formar ‘a próxima geração de líderes’ e estamos a consegui-lo. Temos pessoas de que nos orgulhamos muito e que fazem a diferença nas suas comunidades. Isso é o mais importante!”, concluiu ainda Nuno Canilho, escuteiro no Agrupamento há vinte e cinco anos.
Insígnia comemorativa dos 25 anos usada por todos os Escuteiros do Agrupamento