O Município da Mealhada foi galardoado com a Bandeira Verde Eco XXI, um projeto da Fundação para a Educação Ambiental que reconhece o desempenho dos municípios na construção da sustentabilidade. “Agradeço a todo o pessoal do Ambiente e Espaços Verdes, incluindo a engenheira Lídia”, declarou José Calhoa, vereador na Câmara, na reunião pública, que se realizou na manhã de 5 de dezembro.
O Município da Mealhada foi um dos quarenta e seis que apresentou candidatura e obteve, este ano, a melhor classificação de sempre, com setenta e cinco por cento, ficando, por isso, no índice Eco XXI entre os setenta e oitenta por cento, próximo das pontuações máximas conseguidas.
O ECO XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, composto por vinte e um indicadores de sustentabilidade local. Este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, o galardão foi instituído há dez anos e premeia as boas práticas e políticas ambientais. “A participação é uma prova de coragem, porque os municípios ficam sujeitos a avaliação e assumem o compromisso de melhorar o que é necessário”, frisou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.
Fotografias: Oficinas de Educação Ambiental do Centro de Interpretação Ambiental