O Município da Mealhada é um dos trinta e sete galardoados com a Bandeira Verde com Palma, uma distinção do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis apenas para autarquias que são consideradas “amigas” das famílias há três ou mais anos consecutivos. “Este é um trabalho de todos os funcionários do Município, que muito agradeço. Só assim se consegue cumprir objetivos…”, elogiou Arminda Martins, vereadora na Câmara da Mealhada responsáve pelo pelouro da Ação Social.

A Mealhada já havia sido antes distinguida com a Bandeira Verde, mas, este ano, sobe ao patamar da “Bandeira Verde com Palma”, insígnia reservada apenas às autarquias que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos. Das cinquenta e oito bandeiras atribuídas este ano, apenas trinta e sete mereceram a mais alta distinção e a Mealhada é uma destas.

Os critérios para a classificação dos municípios como familiarmente responsáveis são diversos: o apoio à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; a atenção ao contexto familiar em serviços básicos, como a capitação das taxas ou as tarifas de abastecimento de água e saneamento; o apoio à educação, com questões relacionadas com os transportes e refeições escolares, a criação de bancos de manuais escolares e de material escolar ou disponibilização de atividades de férias, o apoio na habitação e urbanismo, como a redução de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis); a atenção em diversos outros setores como a saúde, o desporto e o lazer, ou a criação de fundos de intervenção social ou de coesão social, como, de facto, existem na Mealhada.

No distrito de Aveiro apenas a Mealhada, Estarreja e Águeda receberam a Bandeira Verde com Palma, existindo outras trdsc01088ês autarquias (Ílhavo, Ovar e Sever do Vouga) galardoadas com a Bandeira Verde.

A cerimónia de entrega das distinções às Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis terá lugar no dia 7 de dezembro, pelas 17 horas, no Auditório da Fundação do Centro de Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias em matéria de responsabilidade familiar.

 

Fotografias: Aventuras de Verão: programa de férias da Autarquia