“A grande problemática dos Centros de Saúde são a área informática”. Palavras de António Morais, diretor executivo do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Baixo Mondego, na sessão de inauguração das III Jornadas do Internato Médico da Bairrada e I Encontro de Recém-Especialistas, que se realizou na manhã de 25 de novembro.
“Prevenir Para Não Remediar” é o mote das Jornadas que juntam, na Mealhada, cento e cinquenta técnicos da área da saúde, nos dias 25 e 26 de novembro. No discurso de início dos trabalhos, António Morais teceu críticas ao que considera ser um entrave ao bom desenvolvimento do trabalho diário. “Os computadores têm feito os profissionais levarem a paciência ao limite”, declarou o também elemento da ARS (Administração Regional de Saúde) do Centro, que garantiu que “a demora no atendimento é irritante para os utentes e desmoralizante para os profissionais”.
“Se os bancos tivessem um sistema informático igual ao da saúde já tinham todos fechado portas”, acrescentou ainda António Morais, que também referiu os cortes do Governo na Saúde. “O orçamento para material também já está esgotado para este ano e há muita dificudade em dar resposta a todas as solicitações da melhor forma possivel”, continuou o diretor executivo do ACES Baixo Mondego, garantindo que “também se faz uma grande ginástica no sistema de distribuição de funcionários, uma vez que funciona no limite”.
E para António Morais “os grandes prejudicados, de todos estes condicionalismos, são os utentes”, mas também os profissionais e unidades, “pois há um maior stress e mais reclamações”. “É preciso muita motivação e preserverança”, apelou.
A cerimónia contou ainda com os discursos de boas-vindas de Almerinda Rodrigues, presidente das Jornadas, de Maria Pacheco, da Ordem dos Médicos, e de Nuno Canilho, diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, local onde se realiza o encontro, que desafiou a organização a realizar as quartas Jornadas novamente no Auditório Eng. João Pega.
25 de novembro
16h 15m às 18h 15m
Oficinas:
– Menopausa
– Dor Crónica
– Princípios de Nutrição
– Cessação Tabágica
26 novembro
8h 30m – 9h 30m
Comunicações Orais
9h 30m – 11 horas
Mensagens-Chave em Idade pediátrica
Dr.º José Peixoto (Serviço de Pediatria – HPC)
Moderadores: Dr.ª Andreia Gonçalves, Dr.º Nuno Sena de Barros
11h – 11h 30m
Coffee-break
11h 30m – 13 horas
Mesa Redonda – Tema: “O Fim da Vida”
Moderador: Dr.ª Almerinda Rodrigues
Convidados: Dr.º Rui Silva (Serviço de Cuidados Paliativos – IPO Coimbra), Enf. José Nuno Reis / Enf. Cátia Cadima (Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos – Gândara, Cantanhede)
Encerramento das Jornadas
Presidente das Jornadas: Dr.ª Almerinda Rodrigues
Convidados: Dr.º José Tereso (Presidente do Conselho Diretivo da ARS Centro) (a confirmar), dr.º António Morais (diretor executivo do ACES Baixo Mondego), dr.º Rui Nogueira (diretor do Internato de MGF da Zona Centro), dr.º Rui Marqueiro (Presidente da Câmara Municipal da Mealhada)
13 horas
Almoço