T-shirt solidária, vendida a 10 euros, vai reverter totalmente a favor do Centro Santo Amaro, de Casal Comba, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia. As t-shirts, uma centena, estão a venda no estabelecimento comercial Distrito M, na cidade da Mealhada, e nas sedes das escolas de samba Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira. A designer Marta Silva foi a vencedora do concurso para o desenho da t-shirt.

Esta iniciativa decorreu de um repto lançado pela Associação do Carnaval da Bairrada, no verão passado, com a abertura de um concurso de ideias para a criação da referida t-shirt. Entre os quatro concorrentes, foi a designer Marta Silva, de 44 anos, natural de Anadia, a vencedora, com o projeto “Samba na t-shirt, Coração na causa”. Para esta profissional, “somos todos iguais, temos todos os mesmos direitos e não há nada que nos diferencie. Foi essa a grande imagem que quis passar”, justificou, na sessão se apresentação, descrevendo que o desenho, feito totalmente à mão, “nasceu do coração, entre batuques e sorrisos. Esta t-shirt é dança, é cor, é esperança. Celebra o samba que cura, une e transforma. Um símbolo de que, com alegria e arte, podemos tornar o mundo mais leve, mais justo e cheio de amor”.

Os jurados do concurso foram elementos da ACB, da APPACDM e o designer Marcelo Barreto, com ligação também ao Carnaval da Mealhada.

Naquele encontro, Márcio Freixo, presidente da direção da ACB, destacou que “foi clara a intenção da associação em lançar este objetivo por uma causa nobre e solidária para com esta associação que desfila anualmente no nosso Carnaval, inserida na Escola Real Imperatriz”. “Entendemos que a ACB deve ser mais do que organizar o Carnaval e o Festival de Samba”, disse.

Margarida Oliveira, presidente da direção da Real Imperatriz, escola de samba de Casal Comba, confessou ser “um gosto levar estas pessoas na avenida. Ver a alegria deles quando termina o desfile é algo que não se descreve. É com muito gosto e amor que lhes fazemos todos os fatos”.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, parabenizou a ACB por ter “uma visão alargada do seu papel na sociedade” com este gesto, apontando que “estas dinâmicas permitem sensibilizar a comunidade para fazer muito mais e multiplicar estas ações, pois unidos, coesos, temos um poder de transformação muito maior. Nas ‘mãos’ da ACB estão direta e indiretamente milhares de pessoas que com estas dinâmicas podem sensibilizar exponencialmente as pessoas”. E destacou a relação dos “meninos” do Centro Santo Amaro com o concelho: “Sabem fazer muitas coisas e transformam as suas vidas e as nossas. São uma inspiração para todos nós e hoje o concelho da Mealhada seria muito mais pobre sem a sua presença. Temos de olhar para estes portões (da instituição) como uns portões sempre abertos”.

Joana Trindade, presidente da direção da APPACDM de Anadia, instituição que conta com uma centena de clientes (40 em Casal Comba e 60 em Anadia) agradeceu à ACB por “perceber o valor da nossa ação nas atividades sociais. A verdadeira inclusão no fundo é isto”, disse, apontando que “todas estas ajudas são para nós uma importante bolha de oxigénio, uma vez que temos uma estrutura bastante pesada”.

Também presente nesta sessão, Marina Gregório, presidente da Junta de Casal Comba falou dos clientes daquela valência da APPACDM, localizada na sua freguesia. “São os nossos meninos, são os nossos vizinhos e falar deles é um gosto enorme. Estes pequenos gestos são grandes para a nossa comunidade. Para além disso, duvido que haja alguém que desfile com maior vibração e vontade do que estes meninos. A verdadeira essência está aqui”, disse, sugerindo que “o melhor é fazerem muitas t-shirts porque acredito que vão esgotar”.

 

Escolas de samba preparam Carnaval de 2026

As quatro escolas que desfilam no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, na cidade da Mealhada, têm nas últimas semanas levado a cabo as apresentações dos seus enredos e realizado os seus concursos para os diversos cargos em desfile.

Recordamos que a Tijuca desfilará com o enredo “Dont’ Move – A Terra sem Tempo”; os Sócios da Mangueira com “Estava escrito em verde e rosa. A história dos filhos de Luso”; a Real Imperatriz com “Sete Reino dos Mistérios”; e o Batuque apresentará na noite desta sexta-feira, dia 31 de outubro, o seu enredo e levará a cabo o concurso de destaques e Rainha da Bateria

 

Mónica Sofia Lopes