O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento Territorial de Anadia, desenvolveu, na manhã da passada sexta-feira, dia 24 de outubro, um conjunto de ações de reforço da segurança e de prevenção criminal junto a diversos estabelecimentos de ensino nos concelhos de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro. Apesar de ser dia de greve dos trabalhadores não docentes, em diversos estabelecimentos de ensino, o aparato não passou despercebido entre alunos e encarregados de educação.

No caso do concelho da Mealhada, por exemplo, o nosso jornal sabe que a ação decorreu dentro dos transportes públicos junto ao recinto escolar das Escolas Básica 2 e Secundária e na Escola Profissional Vasconcellos Lebre dentro do edifício, semelhante ao que aconteceu em outros concelhos. «Estas ações tiveram como principal finalidade reforçar o sentimento de segurança pública e prevenir comportamentos de risco nas zonas envolventes aos estabelecimentos de ensino, contribuindo para a promoção de um ambiente escolar mais seguro e tranquilo para toda a comunidade educativa», lê-se num comunicado da GNR, que enfatiza que «este tipo de iniciativas é fundamental para o fortalecimento da presença visível e preventiva das forças de segurança, promovendo a cooperação e o diálogo com alunos, docentes e encarregados de educação. O trabalho de proximidade, aliado a uma vigilância ativa e preventiva, constitui um instrumento essencial na redução de fatores de risco e no reforço da confiança da população juvenil nas instituições e nas forças de segurança».

No âmbito desta operação, foram empenhados militares das diversas valências da GNR, designadamente das áreas territorial, de trânsito, de investigação criminal, de intervenção, de prevenção criminal e policiamento comunitário, bem como da valência cinotécnica. «De forma articulada e coordenada, estes efetivos desenvolveram ações de fiscalização, controlo de acessos e vigilância nas imediações dos estabelecimentos de ensino, atuando em conformidade com os princípios de legalidade, proporcionalidade e necessidade», explica a GNR de Aveiro sobre este conjunto de ações que contou com o apoio e reforço dos Comandos Territoriais da mesma força de segurança do Porto e de Viseu.