Está concluído o Parque de Biomassa da Mealhada, que passa a permitir o depósito dos sobrantes agrícolas e florestais. A infraestrutura, localizada na zona dos Forcões (Luso), na estrada que liga o Centro de Estágios à vila, abre portões esta quinta-feira. “Que não se abandonem resíduos florestais à beira da estrada porque agora teremos este espaço”, declarou, na última reunião pública, António Jorge Franco, presidente da Autarquia, sobre um espaço que ficará de portas abertas, para ser utilizado, dentro das regras, por toda a população, em qualquer horário.

“Este novo equipamento faz parte da rede intermunicipal de parques de recolha de biomassa e de contentores florestais, que pretende criar uma alternativa à queima de sobrantes agrícolas e florestais, através da deposição dos mesmos em espaços criados nos vários municípios da região”, lê-se num comunicado da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que “o projeto para os parques e contentores florestais resulta da Agenda TransForm, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O grande objetivo passa pelo aproveitamento dos sobrantes agrícolas e florestais para fins energéticos, valorizar a biomassa numa perspetiva de economia circular e implementar métodos alternativos às queimas de sobrantes”.

A rede intermunicipal de parques de recolha de biomassa, que agora chegou à Mealhada, permitirá aos seus munícipes depositar ali sobrantes de podas agrícolas, sobrantes de silvicultura preventiva e de manutenção de jardins. Naquele parque não devem ser depositados resíduos verdes com entulhos ou metais, lixo doméstico, entulhos, resíduos orgânicos e equipamentos elétricos e eletrónicos.

Em caso de dúvida e para mais informações, o Município sugere o contacto para o número de telefone 800 2020 203.