A Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, realizou, no Cineteatro Messias, a Gala de Entrega de Diplomas do Centro Qualifica, um evento marcado pela celebração da dedicação e esforço de seis dezenas de adultos, nomeadamente, trinta de Ensino Básico, vinte de Ensino Secundário e dez de Ensino Profissional.
«Com o Centro Qualifica contribuímos para o desenvolvimento do espaço onde a escola está inserida, mas também da região. Conseguimos atrair para esta escola residentes não só da Mealhada, mas também de concelhos vizinhos», começou por dizer Carlos Sousa, diretor da EPVL, congratulando os adultos que se inscreveram no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, mas também a equipa de professores que descreveu como «motivada e empenhada».
«Estudar à noite não é um processo fácil, ainda para mais quando temos tantas preocupações ao longo do dia», destacou, acrescentando que «a necessidade de aperfeiçoamento (no mundo atual) é constante. O que sabemos hoje, amanhã está desatualizado. Continuar a estudar é contribuir para o desenvolvimento do país».
Nesta matéria, o diretor da EPVL informou que «o Centro Qualifica desenvolve também formações para ativos empregados e desempregados». «Temos muita oferta formativa para aperfeiçoamento e melhoria de competências», referiu, concluindo que «este trabalho, em paralelo com o trabalho que temos para os jovens completa a nossa missão de uma escola inclusiva, até no que toca às idades».
Cristina Oliveira, Delegada Regional da Educação do Centro, enalteceu a realização da Gala, uma vez que «os adultos dos Centro Qualifica valorizam muito estas iniciativas, precisamente pela dificuldade que têm em abdicar de tanta coisa para chegarem até aqui». «O país tem feito um longo caminho na formação de adultos e a digitalização obriga-nos a saber mais. Todo o investimento em formação é essencial e, por isso, nunca deixem de querer aprender e saber mais», afirmou.
«Quando há 24 anos, criámos a EPVL pretendíamos satisfazer as necessidades que a nossa economia tinha. Sabíamos que podíamos fazer a diferença na comunidade e a verdade é que formámos milhares de famílias que contribuem para a nossa região. A escola fez um caminho incrível, com muita “transpiração” e trabalho, mas hoje é um orgulho saber que formou jovens, mas também adultos. A educação e formação ao longo da vida é uma necessidade. Hoje os desafios são enormes», declarou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada, congratulando os alunos que, durante a cerimónia, receberam os seus certificados: «Vocês, que têm o conhecimento do saber e do fazer, são a prova de que tudo aquilo que fazemos ao longo dos anos valeu a pena».
Odete Nogueira, uma das certificadas, confessou que se inscreveu incentivada pelos filhos. «Fiz formação de informática, inglês, redigi a minha vida em papel, treinei o português e conheci pessoas novas. Gostei muito de estar no Centro Qualifica», declarou.
A Gala contou com alguns momentos culturais, nomeadamente, da Academia de Dança do Hóquei Clube da Mealhada; de Daniela Silva, filha de uma adulta certificada; e de Luís Silva, um dos recém certificados, ao piano. A apresentação do evento esteve a cargo dos professores Luís Marques e Lurdes Martins.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Galeria de fotografias de José Moura em https://www.facebook.com/bairradainformacao/