Um milhar de crianças desfilou, na tarde de ontem, pelas principais artérias da cidade da Mealhada, dando o arranque para a contagem decrescente dos corsos do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, nos dias 2, 3 e 4 de março. Também no sábado, centenas de pessoas invadiram as ruas da sede do concelho para assistirem ao ensaio técnico das quatro escolas de samba – Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira -, assim como a participarem no trio elétrico com a Xuxuzinha, que aconteceu na noite de 22 de fevereiro.

Milhares de pessoas «construíram», na tarde de ontem, uma moldura humana para assistirem ao desfile infantil que juntou crianças oriundas do Agrupamento de Escolas da Mealhada e de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social, acompanhadas pelas baterias e os casais de mestre-sala e porta-bandeira das quatro escolas de samba.  Presente esteve também o Rei Momo (mascote do Carnaval da Mealhada). «Sustentabilidade ambiental», «Flores do meu Jardim», «Pelo mundo», «Missão Faraónica», «O mundo da Disney», «O Circo:  que grande palhaçada!», «Multiculturalidade» e «As Mil e Uma Noites» foram os temas que desfilaram pelas ruas, num evento coorganizado pela Associação do Carnaval da Bairrada e o Município da Mealhada.

«Assisto a este cortejo há dois anos, porque a minha filha participa, e acho muito importante que as crianças possam e tenham vontade de participar nos eventos da cidade e do seu concelho. É um desfile bem organizado», refere Luísa Fonseca, residente em Ventosa do Bairro, que estava acompanhada pela filha de dez anos, Luisa Navega, que envergava a «personagem» de um painel solar. «Foi muito divertido, estavam muitas pessoas e, no final, gostei do lanche», disse-nos.

Satisfeito, no final do corso, estava também António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, que elogiou «o trabalho impressionante feito pelos pais, escolas e IPSS». «Foi um grande fim-de-semana de festa», enfatizou, referindo-se ao ensaio técnico, que chama muitas pessoas que querem ver e torcer pelas suas escolas de samba de eleição, assim como o Carnaval Trapalhão, que se realizou na noite de sábado.

Palavras corroboradas por Victor Ferreira, presidente da direção da ACB, que destacou «a multidão que esteve (ontem) pelas ruas da Mealhada, como há muito não se via». «O “Carnaval de Palmo e Meio” começa a ter muita força e isso nota-se no cuidado e rigor com os fatos, algumas escolas e instituições já trazem, inclusivamente, carros alegóricos a completar o desfile», destacou.

Os corsos do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada seguem nas tardes dos próximos dias 2 e 4 de março e a 3 com o desfile noturno. «O Carnaval é uma marca e as pessoas deviam ter noção do trabalho que está por trás de tudo o que se vê nos desfiles. É carolice e paixão, feita por muitas pessoas e com muito profissionalismo», enaltece António Jorge Franco.

Já o presidente da direção da ACB espera ter, no próximo fim-de-semana, «São Pedro a rir», tal como aconteceu na tarde de ontem.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao