O Grupo Regional da Pampilhosa do Botão, no concelho da Mealhada, inaugurou o seu espaço cultural no Mercado Municipal da Pampilhosa. «Um sonho que tivemos há 47 anos (com a criação do Grupo) e que hoje fica mais completo com a inauguração deste espaço», afirmou Manuel Branco, presidente do Grupo, referindo que «todos aqueles que visitarem este espaço estão a ajudar a nossa cultura».

A cerimónia começou com uma homenagem aos fundadores do Grupo Regional da Pampilhosa do Botão, América e João, «que nos deixaram utilizar um espaço de família durante muitos anos», começou por dizer Margarida Branco, diretora técnica do Grupo.

Sobre o espaço, Margarida Branco explicou que «o primeiro piso será para fazermos os nossos ensaios e colocar algumas das lembranças que nos foram oferecendo e continuarão a oferecer pelos locais por onde passamos». Será também neste local, que o Grupo pretende ter exposições temporárias, «como acontecerá em maio, com uma exposição de artes de alunos da Escola Secundária, que têm trabalhos muito interessantes e que não podem ficar só pela escola».

Já na parte de cima, está montada uma enorme mostra com artefactos e objetos – nomeadamente, quartos e salas de estar antigos, roupas, utensílios de cozinha e de ofícios antigos – que o Grupo foi guardando nas suas quase cinco décadas. «É a cultura da nossa região que ali está e, por isso, estamos perante um momento de celebração das nossas tradições e identidade», continuou a diretora técnica, explicando que o espaço não está concluído: «Falta a catalogação de tudo e ainda expor muito material para o qual nos falta adquirir expositores».

Convidando o público a visitar o local e a passar a palavra, Margarida Branco enfatizou que «quem não conhecer a sua identidade, creio que não terá grande futuro. As tradições são a alma da comunidade e o nosso grande objetivo é dar início a uma história bonita que queremos contar à população da Pampilhosa».

Mário Gaspar, presidente da Junta da Pampilhosa, congratulou o espaço, afirmando estarem ali «47 anos de uma história muito bem contada». Guilherme Duarte, presidente da Fundação Mata do Bussaco, afirmou: «Vocês são embaixadores da Pampilhosa por esse país e Europa fora, porque levam os usos e costumes da nossa região».

Palavras corroboradas por António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, que se referiu à equipa do Grupo Regional como «forte e coesa». «Hoje é um dia feliz para o Grupo, para a freguesia e para o concelho. Finalmente têm um espaço digno para estar», afirmou, congratulando o facto «de terem preservado, muito bem, todo o espólio».

Para o autarca, «a freguesia da Pampilhosa é um núcleo forte da cultura do concelho. Acho que dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, esta deve ser a freguesia com mais associações a desenvolverem cultura». «Continuem a trabalhar para a preservar, mas também para captarem pessoas à freguesia da Pampilhosa e ao concelho da Mealhada», rematou o edil.

O novo espaço estará aberto sempre em dias de Mercado, em alguns fins-de-semana e também por marcação através do correio eletrónico grupo.rpb@gmail.com.

 

Mónica Sofia Lopes