O Município da Mealhada foi distinguido com o segundo lugar no Prémio de Reconhecimento do “Plano de Comunicação no Desporto”, no âmbito do programa Município Amigo do Desporto. A cerimónia de entrega do prémio decorreu durante o Seminário realizado, hoje, no Cineteatro Messias, na Mealhada, subordinado ao tema “O Desporto precisa de todos. Como? Comunicação. Desafios e Oportunidades”.
Este prémio – na categoria de Municípios de 10 mil a 50 mil habitantes -, entregue pela Cidade Social, promotora do programa Município Amigo do Desporto, destaca a importância das boas práticas de comunicação nas autarquias, incentivando a adoção de abordagens estruturadas e inovadoras na disseminação da informação, seja através de meios online ou offline. “O reconhecimento funciona como um estímulo para a multiplicação destas práticas, representando um motivo de orgulho para os municípios que as implementam e um incentivo para a sua continuidade”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “o primeiro lugar foi conquistado pelo Município da Covilhã, tendo a Mealhada obtido o segundo prémio”.
O prémio foi entregue pelo coordenador nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, e recebido pelo vereador do Desporto da Mealhada, Ricardo Santos, em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município na implementação de um plano estruturado e eficaz de comunicação na área do desporto e da atividade física.
A entrega dos galardões decorreu aquando do seminário subordinado ao tema “O Desporto precisa de todos. Como? Comunicação. Desafios e Oportunidades”, no qual participaram oradores de vários quadrantes ligados, quer ao desporto, quer à comunicação, seja no contexto das autarquias, seja no contexto de instituições e empresas ligadas às duas temáticas, como a Federação Portuguesa de Futebol, o Sporting Clube de Braga ou a Cision.
Ricardo Santos, vereador do Desporto na Câmara da Mealhada, destacou os benefícios que a troca de experiências possibilitou a todos os Municípios presentes neste encontro. “O objetivo de todos nós é chegar à nossa população com os diversos programas de que dispomos e, neste sentido, é importante criarmos as melhores ferramentas para que a comunicação do desporto seja eficaz”, sublinha.
Este prémio procura reforçar que “a partilha de boas práticas constitui uma metodologia com impacto positivo na gestão do desporto e na promoção de iniciativas inovadoras e sustentáveis nos municípios portugueses. A comunicação, tanto interna como externa, desempenha um papel crucial na interação das organizações com as suas comunidades, facilitando a transmissão clara e eficaz dos objetivos e conquistas”, refere a Cidade Social.