Uma exposição de dinossauros no Jardim Municipal da Mealhada, de 13 a 26 de dezembro, marcará, entre outras coisas, o período natalício na cidade. O Luso transformar-se-á numa «Vila Cristalina», com diversas atividades, nomeadamente, uma rampa de gelo ecológica, e um pouco por todo o concelho decorrerão iniciativas. A iluminação de Natal, em todas as freguesias, será ligada a 29 de novembro, com uma cerimónia a acontecer em Luso, pelas 19h30, com uma parada de Natal, fogo de artifício e um jantar volante. «Queremos captar pessoas para o nosso território e ser, também no Natal, um destino turístico», referiu António Jorge Franco, presidente do Município da Mealhada, falando num investimento que «ultrapassa os 60 mil euros».

A Autarquia da Mealhada decidiu «agigantar» o espírito natalício, com uma exposição de sete réplicas de dinossauros, à escala real, designada de «Dino On the Road» e oriunda do Dino Parque da Lourinhã. Lourinhanosaurus, Iguanodon laying, Velaciraptor, Kentrosaurus, Pterodactylus, TRex Juvenil e TRex Photohea estarão espalhados pelo Jardim Municipal e por uma ou outra rua lateral ao mesmo». «Estamos a falar de uma espécie extinta, que nos remete logo para as questões ambientais, sendo uma aposta que as crianças adoram», começou por dizer António Jorge Franco, apelando «a que as pessoas venham à Mealhada visualizar esta mostra e tirar umas fotografias, enquanto fazem compras no nosso Mercadinho de Natal e no comércio local».

A Tenda Natal, de 13 a 23 de dezembro, é outra das novidades na cidade da Mealhada, onde se desenrolarão diversas atividades, como espetáculos infantis, teatro, dança, magia, marionetas, bem como ateliês, workshops, pinturas faciais, insufláveis, caixa de correio ou a chegada do Pai Natal, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro.

O Mercadinho de Natal volta a ser uma aposta no centro da cidade com artesanato, produtos da quadra e produtos tradicionais, tal como a Casa do Pai Natal.

Também o Luso será palco de uma «Vila Cristalina», de entrada gratuita, de 14 de dezembro a 5 de janeiro, com animação de Natal, na Av. Emídio Navarro, onde não faltará teatro, música, dança, livros para crianças, divertimentos, gastronomia e comércio tradicional, num investimento de alguns milhares de euros. «Vamos fechar parte da avenida (na parte ascendente junto aos quiosques) e criar um projeto de vila Natal com diversos atrativos: espetáculos, insufláveis, jogos, simuladores, uma rampa de gelo ecológica, slots, puzzles, cubos mágicos e oficinas de doces de Natal. Vamos ter um hino, um livro e a mascote “Gotinha”, assim como o tradicional roteiro de presépios», referiu Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Luso, remetendo toda a programação, para a conferência de imprensa, de 29 de novembro, pelas 17h30, acrescentando que haverá uma Ceia Solidária a favor do Grupo Sociocaritativo de Luso a 7 de dezembro; e uma caminhada e bicicletada a reverter para o Centro de Dia Comendador Melo Pimenta a 8 de dezembro.

Mas os festejos começam logo a 29 de novembro, pelas 19h30, com a inauguração das luzes de Natal na vila de Luso, que contará uma parada de Natal, fogo de artifício e um jantar volante servido por dez associações da freguesia. «É algo que fazemos e temos vindo a melhorar desde 2014 e, por isso, tudo o que está exposto, ao nível de enfeites e iluminação é propriedade da Junta de Freguesia», acrescentou Claudemiro Semedo.

 

Freguesias por todo o concelho preparam os seus programas

Por todo o concelho, as freguesias vão também impulsionar os seus programas natalícios, como é o caso da Pampilhosa, Casal Comba e União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

A Pampilhosa terá, por exemplo, a 14 de dezembro, das 17h00 às 23h00, um Mercadinho de Natal no Mercado Municipal da vila, com atividades lúdicas para as crianças e uma exposição do GEDEPA alusiva à época.

Casal Comba organizará um Mercadinho de Natal, um percurso do Pai Natal às aldeias da freguesia, a segunda edição do concurso de árvores de Natal, assim como a tradicional fogueira de Natal, na noite de 24 para 25 de dezembro.

A Junta da União de Freguesias, em coorganização com a associação NJovem, promoverá uma ceia de Natal partilhada, com fogueira, a 21 de dezembro, a partir das 17h00, na Casa da Juventude de Ventosa do Bairro, onde haverá uma partilha de contos da época pela voz dos mais velhos. No dia seguinte, 22 de dezembro, o trenó do Pai Natal andará todo o dia pelo Barregão, Póvoa do Garção, Arinhos, Ventosa do Bairro e Antes.

 

Mónica Sofia Lopes