O auditório do Museu do Vinho Bairrada recebe, na próxima sexta-feira, 22 de novembro, das 9h00 às 17h00, as “Conferências de Outono”, promovidas pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting & Innovation. A edição deste ano tem apenas uma sessão, com dois painéis de oradores (manhã e tarde). “Atração de mão de obra e integração social” e “Captação de investimento empresarial pelos municípios” são os temas em debate, com a coordenação de Luís Mira Amaral e Miguel Frasquilho.
O primeiro painel, moderado por Miguel Frasquilho, será subordinado à temática da “atração de mão de obra e integração social”, um dos desafios mais prementes para a economia e a sociedade portuguesas. Num contexto em que a imigração é uma das temáticas mais discutidas em Portugal, a capacidade de atrair talentos qualificados e integrar eficazmente a mão de obra no tecido social é fundamental para o crescimento e a inovação das empresas e, simultaneamente, para o fortalecimento da coesão social. Este painel terá como oradores: Luís Pais Antunes (presidente do Conselho Económico e Social), Alexandra Andrade (country manager do The Adecco Group) e José Aleixo Santiago (presidente do Conselho de Administração da Epedal – Indústria de Componentes Metálicos, S.A.).
O segundo painel, com moderação de Luís Mira Amaral, vai debater a importância do desenvolvimento socioeconómico dos concelhos, que passa, não só, mas também, pela atração de investimento empresarial. “Com efeito, as autarquias não têm os poderosos sistemas de incentivos financeiros e fiscais para atrair o investimento, os quais são geridos pelas agências governamentais, mas podem e devem saber criar condições em termos de infraestruturas, habitação e ambientes cultural e desportivo, que permitam atrair e fixar quadros qualificados”, lê-se num comunicado da Autarquia, que acrescenta que “se o conseguirem fazer estão criadas as condições para que os quadros empresariais e os talentos gostem de viver e trabalhar nos concelhos, criando assim condições para que as empresas se possam estabelecer nesses locais. A disponibilização dessas condições pelas câmaras municipais e o diálogo com as agências governamentais, como o AICEP, será certamente muito útil para se analisar as condições de Anadia para a atração e fixação de empresas”.
O painel tem como oradores: Martins da Cruz (presidente do Conselho de Administração da Oeiras Valley Investment Agency), Luís Pádua Gonçalves (senior inward investment manager da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), João Paulo Anjos (diretor do Departamento de Economia e Gestão Financeira e Patrimonial do Município de Anadia) e Mário Costa e Cátia Pêgo (jovens empresários anadienses nas áreas de restauração e publicidade).
Pretende-se com esta iniciativa suscitar a reflexão e análise de algumas das problemáticas nacionais mais atuais com impacto na comunidade. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória em: https://forms.gle/aNrHBcqXjiRsJFE36.
Recordamos que muitos têm sido os painéis das «Conferências de Outono», ao longo dos últimos dois anos, que até então se realizavam num formato diferente, que se alterou em 2024 para apenas um dia de iniciativa. Em 2023 debateram-se os temas da “Habitação”, “Competitividade Fiscal” e “Gestão da Água”.