Créditos fotografia do veículo de MCmotorsport photographer

 

Pedro Miguel Gonçalves, de 44 anos e residente em Anadia, concretamente em Avelãs de Caminho, está prestes a realizar um sonho ao participar na quarta edição do Rally Madeira Legend, que acontece de 15 a 17 de novembro. O veículo é o mesmo com que participa em provas, desde 2019, construído por si e pela sua equipa nesse mesmo ano, na garagem de sua casa.

Em menos de um mês é a segunda prova que o anadiense Pedro Miguel Gonçalves irá percorrer. Recentemente, atingiu, com a equipa «SerenaMotorsport», o 17.º lugar na classificação geral, em setenta participantes, e o primeiro lugar em míticos M2 no Rally Legends Luso – Bussaco 2024. Foi, aliás, nesta prova que a sua navegadora Andreia Soares, de Aveiro, cedeu o lugar ao presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, numa das passagens da super especial de Luso, proporcionando assim «um momento diferente» ao autarca que não se coibiu de elogiar a experiência nas redes sociais.

«Sempre tive uma grande paixão pelo desporto automóvel e em 2019 iniciei a construção de um carro, em tempo recorde, para participar na edição desse ano do Rally Legends em Luso. Em poucos meses, com a ajuda da minha navegadora e de um grupo de amigos, recorrendo a noites e fins-de-semana, foi possível tê-lo pronto», recorda, ao nosso jornal, Pedro Gonçalves, relembrando que, nessa primeira prova, ficaram em segundo lugar na classe de «Open Show».

Desde aí, a média da equipa é de participação em quatro ralis por ano, onde para além de Luso costumam ir a Tomar, Leiria e São Pedro de Sul. «É um vício dispendioso. Em cada participação temos que ter em conta a inscrição, o alojamento, refeições e tudo o que envolve o equipamento pessoal», desvenda o piloto, que se congratula, por dentro daquilo que é a sua classe, «terem ido ao pódio em todas as provas em que participaram».

Algo só possível com o apoio incondicional de um conjunto de empresas e de pessoas onde estão, nomeadamente, a Orthia, a SF Imobiliária ou até mesmo a Junta de Freguesia da sua residência. «Felizmente são muitos os patrocínios que tornaram possível a concretização do sonho em participar na quarta edição do Rally Madeira Legend já “fechado” a 57 inscritos. Logo na primeira abordagem, todos se mostraram 100% disponíveis. Há uma boa vontade e um acreditar nesta equipa amadora», sublinha, garantindo que anda há um ano e meio a preparar esta prova, onde irá com a sua navegadora e o mecânico João Francisco Casal, dias depois do carro «partir» para a Madeira já a 8 de novembro.

Agora, Pedro Miguel Gonçalves só anseia pelo momento «em que o relógio vai alcançar o zero e o carro poderá arrancar». «Chegar ao fim deste rally será a nossa maior vitória», confessa-nos.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes