As Câmaras da Mealhada, Mortágua e Penacova, a Turismo Centro de Portugal e o Clube LusoClássicos apresentam esta quinta-feira, dia 10 de outubro, pelas 15h30, no Palace Hotel do Bussaco, a oitava edição do Rally Legends Luso Bussaco, que se realizará dias 25, 26 e 27 de outubro de 2024. O evento conta com um apoio financeiro de 40 mil euros, por parte do Município da Mealhada, que foi aprovado, por unanimidade, na última reunião do executivo.
Na sessão, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia, defendeu “trazer para o nosso concelho eventos nacionais e internacionais que captem novos públicos. Hoje somos uma das poucas provas de rally lendários europeus, que fazem parte do calendário. O Bussaco, para estes lendários está na memória”. A autarca falou ainda na importância do evento para “o destino Luso – Bussaco”.
Palavras corroboradas pelo vereador da ação do Desporto, Ricardo Santos, que destacou que este rally “tem lista de espera”. “Era fácil aumentar o número de participantes, mas perdia-se a qualidade, algo de que o clube não quer abdicar”, congratulou, desejando que “tudo corra bem, porque o LusoClássicos com pouco, faz muito”.
Também Carlos Calhoa, vereador eleito pelo Partido Socialista, afirmou ser este o acontecimento que “mais dormidas traz ao Luso”.
Da mesma bancada, Rui Marqueiro defendeu ser contra “a entrada na Mata do Bussaco”. “Carros com muitos anos, indo com velocidade, a poluição é mais do que muita. Acho que a Mata devia ser preservada porque sofre muito com poluição e chuvas ácidas”, disse, sublinhando que “o anterior presidente da Fundação proibia drasticamente que entrassem ali a mais de 30 quilómetros”. “Sou favorável (ao apoio monetário), mas parece-me que se devia minimizar a passagem na Mata Nacional do Bussaco”, acrescentou.
António Jorge Franco, presidente da Autarquia, congratulou este evento “criado por um grupo de amigos” e referiu ter conhecimento “de que não se entra, em prova, no Bussaco. o que existe é uma concentração de carros junto ao Palace e um almoço”.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia com Direitos Reservados