O Campeonato Nacional de Disc Golf, disputado, este fim de semana, no Parque da Cidade da Mealhada, contou com a participação de 31 pessoas, dos 8 aos 62 anos. Sagraram-se vencedores Konstantin Basos (amadores masculinos), Yuliya Akramova (amadores femininos), Rui Pires (amadores masculinos +40), Patrick Van Der Valk (amadores masculinos +50) e Manuel Giordano (Juniores).

O Parque da Cidade da Mealhada foi transformado para um percurso de Disc Golf de treze cestos, com recurso a estruturas temporárias, mas a aposta da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD) e da Câmara Municipal da Mealhada revelou-se certeira dadas as condições naturais do espaço, bastante apreciado pelos atletas.

“O Disc Golf tem regras semelhantes às do golf. A diferença com o golf é que em vez de bolas usam-se discos e o objetivo é encestar um disco num cesto específico utilizando o menor número de lançamentos possíveis”, lê-se num comunicado da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que “a disputa deste Campeonato trouxe até à Mealhada 31 atletas de todo o país, de Bragança a Odeceixe, doze dos quais de nacionalidade estrangeira, que vão disseminado esta modalidade já bastante popular no norte da Europa e nos Estados Unidos da América”.

Ricardo Santos, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Mealhada, explica que está a ser avaliada a possibilidade de ser criado um percurso permanente para a modalidade no Parque da Cidade. “Temos estado em conversações com a APUDD e, pelo que nos foi demonstrado por várias pessoas neste campeonato, temos condições excelentes para avançar com o desenvolvimento desta modalidade no nosso Município”, afirma.

Em Portugal, e segundo o mesmo comunicado municipal, só existem meia dúzia de percursos permanentes para a modalidade, na Amadora, em Bragança, em Odemira, em Odeceixe, em Cantanhede e no Porto.