A Associação Maravilhas da Mealhada apresentou, na tarde da passada terça-feira, as normas de candidatura para renovações e novos aderentes da marca «Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada», que podem ser apresentadas durante o mês de setembro. A iniciativa, que aconteceu durante uma assembleia da Associação, promoveu ainda um pequeno «workshop» de fotografia que «ensinou» aos agentes técnicas de como aperfeiçoar a captura de imagem, nomeadamente, de pratos e de garrafas de vinhos ou água.

As candidaturas de renovação ou novos aderentes à Marca «4 Maravilhas da Mesa da Mealhada» decorrem até ao próximo dia 30 de setembro e as inscrições e todas as informações podem ser consultadas em https://4maravilhas.cm-mealhada.pt/. O regulamento não tem alterações relevantes, mantendo-se a atribuição de placa dos 10 aos 14 pontos e com mais de 14 pontos o aderente – restaurante, padaria, qualquer entidade que tenha um ou mais dos produtos – recebe a placa, bandeira e pode utilizar a marca livremente. «Todos os aderentes, independentemente da avaliação, recebem o relatório da sua avaliação, que é alvo de visitação por parte do júri (no próximo mês de outubro), com as recomendações de melhoria, numa intervenção pedagógica e de prestar apoio. Será mais uma ferramenta de trabalho», referiu Sandra Simões, presidente do júri em representação da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, avançando também que a Gala de apresentação dos resultados acontecerá no próximo mês de novembro.

A marca quer ainda ter uma avaliação sistemática por parte dos clientes. «O que o nosso cliente pensa dela? Procura-a? É forte para isso? São tudo questões que temos necessidade de saber», continuou Sandra Simões, explicando que tudo será feito através de um questionário de satisfação em QR CODE, criado pela equipa do Município da Mealhada, «que será um “bolo” para se partilhar ideias em conjunto e assim podermos melhorar».

Para António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, «é fundamental termos números e trabalhá-los para nos posicionar cada vez melhor. O caminho é avaliar a marca com dados e perguntas simples para encaminhar aos clientes». «Queremos também dar apoio na formação e terem um relatório com alertas de correção é fundamental. Ganham vocês e ganha o concelho, porque a qualidade vocês já a têm», enfatizou ainda o edil.

Palavras corroboradas por Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada, que garante que «este projeto tem alavancado muito o destino Mealhada e os aderentes sentem-no economicamente. Quanto mais especializado estiver, melhor para o concelho».

Como a marca se «renova» a cada dois anos, o próximo, de 2025, será um ano intermédio e, «para colmatar isso, estamos a procurar preparar um novo concurso, com o foco na fotografia e vídeo “4 Maravilhas”, que à partida será não só para aderentes da marca, mas também a outras pessoas e entidades», referiu Sandra Simões, explicando que «a presença digital é cada vez mais importante, mas é preciso alguma técnica para o fazer».

Seguiu-se por isso uma oficina com o fotógrafo profissional Romeu Bio, que disponibilizou algumas ideias para que os aderentes da marca «possam utilizar sem investir em equipamentos caros e de grandes produções. Dar dicas para trabalharem com o vosso telemóvel». «Limpar a câmara do telemóvel será a regra de ouro, aliada a atenção ao foco e à temperatura da cor, utilizar o modo retrato para fotografar comida e o zoom previsto na câmara, evitando o foco, e fotografar garrafas de baixo para cima para uma demonstração importante e poderosa» foram algumas dicas deixadas pelo formador. «Hoje aprendi coisas simples que nunca tinha ouvido falar. Se evidenciarmos o que vemos com os olhos, passaremos a muitos outros», disse-nos uma das participantes.

 

Município quer Silvã na Rota das Aldeias Vinhateiras

O Município da Mealhada quer ainda colocar a Silvã, na freguesia de Casal Comba, na Rota das Aldeias Vinhateiras, através do Programa de Desenvolvimento Rural. «Pretendemos ter percursos no meio das vinhas, com sinalética, e a aldeia da Silvã é muito forte nesta área do vinho. No fundo queremos criar uma aldeia turística divulgando os vinhos da Bairrada», declarou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, desejando «que seja um ponto de comunicação para um dinamismo que chame mais pessoas ao nosso concelho e região».

«Chegamos a uma etapa de ir especializando e dando força a este projeto. A Silvã é a primeira pedra do início de um projeto que queremos alargar. Estamos perto de percursos cicláveis onde podemos também incluir a vinha», acrescentou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada, explicando que será feito «o levantamento do existente, identificar os produtores e ouvir as histórias. No fundo, trabalhar com os produtores do território, marcá-lo e “vender”, ora seja a vindima, ora a retirar o vinho das adegas, ora por altura do São Martinho».

 

Mónica Sofia Lopes