O projeto “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” vai abrir novo período para revalidação dos elementos distintivos e captação de novos aderentes. Neste sentido, o júri reuniu, recentemente, no Espaço Inovação, para calendarizar as ações previstas até final no ano, marcando um novo biénio da marca que atesta a qualidade da água, pão, vinho e leitão do concelho.
Nesta reunião, uma das novidades foi a entrada para o painel do júri de um elemento da Turismo do Centro, juntando-se ao Turismo de Portugal, que já fazia parte deste lote de jurados, que analisará as renovações e novas entradas de aderentes da marca.
Na referida sessão de trabalho ficaram já definidas as datas para o processo do próximo biénio, prevendo-se abertura de candidaturas no início deste mês de setembro, para que depois seja feita a visita do júri aos estabelecimentos dos concorrentes, no mês seguinte. Estimando-se, assim, que a entrega dos elementos distintivos da marca seja feita durante o mês de novembro, em data a designar, na gala oficial do projeto.
António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada, vincou “a evolução que a marca tem tido ao longo de todos estes anos”, desafiando novos aderentes a submeter a sua candidatura e deixando um cumprimento especial ao júri, que “tem feito um trabalho extraordinário”.
Para Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara, “este biénio que agora termina decorreu da melhor forma. A notoriedade e visibilidade do projeto foi reforçada, quer nacional quer internacionalmente, pelas participações que teve em eventos e encontros que em muito valorizaram a marca, bem como pelo aparecimento de novos agentes económicos, o que demonstra o impacto do projeto na atividade económica do concelho”.
Para o biénio 2024/25, a autarca acredita que será ainda possível “fortalecer os objetivos do projeto”, nomeadamente no sentido de “continuar a valorizar e qualificar este destino gastronómico, com novas dinâmicas com os aderentes”.
A marca “Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho.
Atualmente, são 29 os aderentes que ostentam as insígnias da marca e que, nos últimos meses, foram os responsáveis pelo reforço da marca “através de várias ações conjuntas, fomentando a união entre os diversos agentes económicos relacionados com os quatro produtos: água, pão, vinho e leitão”, nomeadamente, com a organização de jantares que enalteceram as mais valias de cada restaurante.