A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, a atribuição de um subsídio, para o ano letivo 2024/25, que pode ir até dos 7.500 euros à Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social – para apoio à Universidade Sénior.

O protocolo de cooperação com a CADES estabelece, e segundo um comunicado da Autarquia da Mealhada, “um apoio fixo anual de 2.500 euros e um apoio variável que tem como base de cálculo os 80 euros por aluno, até um máximo de 5 mil euros. Somados os dois montantes, o valor monetário do apoio autárquico pode atingir os 7.500 euros”.

“A CADES é uma associação que proporciona o bem-estar dos idosos. É uma mais valia para o nosso concelho, para manter os nossos idosos com alguma atividade cultural, desportiva, mental e física. A autarquia deve criar hábitos saudáveis e promover um envelhecimento ativo e, por tudo isto, considerámos este apoio diferenciador a esta associação, que devemos valorizar”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na última reunião pública, sublinhando que os apoios da Autarquia ultrapassam o valor monetário, seja com a cedência de espaços – nomeadamente, Centro de Interpretação Ambiental, Pavilhão de Luso e Piscina -, seja com a disponibilização de técnicos.

A CADES, e segundo o mesmo documento, “tem vindo a desenvolver, desde 2011, um projeto denominado Universidade Sénior CADES, uma resposta social para os idosos, proporcionando a criação de laços sociais e de amizade, bem como a aquisição e partilha de conhecimento que lhes permite assumir uma maior participação social na comunidade”.

Na sessão do executivo camarário, José Calhoa, vereador eleito pelo Partido Socialista, corroborou que o trabalho da Universidade Sénior CADES “se enquadra nas políticas de envelhecimento ativo, através da cultura, lazer e criatividade”. “Se calhar este valor fica um bocadinho aquém, apesar de não saber se foi negociado, uma vez que estão numa sede arrendada, tendo de pagar água e luz e ainda a dois ou três monitores fixos”, afirmou ainda. António Jorge Franco esclareceu que “já foi proposto um outro local à Associação, contudo, consideraram não ser a melhor localização”.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, recordou que o papel da Associação vai mais além da Universidade, disponibilizando também a Academia Juvenil. “Os pais têm de trabalhar e também têm de ter resposta para os filhos. Esta associação tem feito muito pelo concelho da Mealhada e tem um papel importante”, disse ainda.

Sobre a Universidade Sénior CADES, para próximo está a cerimónia de abertura do ano letivo 2024/2025, que se realiza na próxima segunda-feira, 2 de setembro, pelas 15h00, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, altura em que será levada a cabo uma palestra  com o tema “A Importância da Socialização para um Envelhecimento Ativo e Saudável”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia do Município da Mealhada