A Direção Geral das Artes anunciou, esta terça-feira, que o Cineteatro Messias (Mealhada) e o Auditório João David Marques Pinheiro (Ateneu Artístico Vilafranquense – Vila Franca de Xira) se juntaram aos 94 equipamentos que já faziam parte da rede.

“De norte a sul do país, passam a ser 96 teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais a trabalhar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada. Estes novos equipamentos terão também a possibilidade de se candidatar ao próximo concurso de apoio à programação da RTCP, cuja abertura se prevê para 2025. Até à data, foram apoiadas 56 entidades no concurso de apoio à programação, 38 na primeira edição, para o quadriénio 2022-2025, e 18 na segunda edição, para o quadriénio 2024-2027”, lê-se na publicação, que acrescenta que “a credenciação na RTCP está aberta, em regime de permanência e sem interrupções, pelo que, os proprietários dos equipamentos culturais podem apresentar, a todo o momento, a respetiva candidatura. A adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso de os equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados”.

Na região da Bairrada, fazem parte também desta Rede, o Centro de Artes de Águeda e o Quartel das Artes (Oliveira do Bairro).