A iniciativa Tômbola de Natal de 2023, promovida, como habitualmente, pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, em parceria com o Município da Mealhada, gerou, no mínimo, 850 mil euros em compras no comércio local. Outro facto realçado pela organização, na tarde de ontem, é o do exponencial aumento na utilização da tômbola digital, que se realizou pelo segundo ano consecutivo.
No concelho aderiram à iniciativa 163 estabelecimentos, num total de 55 mil senhas distribuídas e que eram entregues uma por cliente por cada quinze euros em compras, num máximo de seis senhas por cada compra, no período de 7 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024. Cada senha, que possuía um código único de participação, poderia ser depositada, manualmente, na Tômbola «estacionada» no átrio dos Paços do Município ou, após registo, na digital em https://tombola.cm-mealhada.pt/.
Foi precisamente nesta versão digital que o crescimento se fez sentir mais, com 105 novos utilizadores, que se juntaram aos 34 já registados na iniciativa de 2022. «Demonstra o impacto positivo dos meios digitais em todo o processo, o que facilita a sua utilização em outras ocasiões, como as que aconteceram no período da Páscoa e da Feira de Artesanato e Gastronomia. Vamos fazer atualizações, que nos fomos apercebendo, nomeadamente, colocar QR Code nas senhas», explicou, ao nosso jornal, Sofia Martins, elemento da direção da ACIBA, enaltecendo «a economia circular» que a iniciativa gera, uma vez que «o valor dos prémios fica também no comércio tradicional, podendo ser usufruído somente nas lojas aderentes».
Para Hugo Silva, vereador na Câmara da Mealhada com o pelouro Empresarial, o balanço desta edição é «muito positivo». «É um instrumento que pretende dinamizar as vendas de produtos e serviços em todas as freguesias e, portanto, é válido divulgá-lo e apoiá-lo», afirmou o autarca, destacando também o Concurso de Montras de Natal, associado à mesma iniciativa, defendendo-o «como uma parte ativa desta dinâmica digital, onde se chega ainda a mais clientes».
Ontem, junto ao Salão Nobre da Câmara da Mealhada, realizou-se o sorteio das duas tômbolas, tendo no Sorteio Digital ficado em nono, oitavo, sétimo e sexto lugares clientes dos estabelecimentos Meninó (Mealhada); Ponto 3 – Churrasqueira e Take Away (Póvoa da Mealhada); Farmácia do Foral (Vacariça); e Intermarché da Mealhada, cada um no valor de 25 euros em compras. O quinto prémio, no valor de 50 euros, calhou a um cliente do Intermarché da Mealhada; no quarto, com 75 euros, um cliente do Meninó (Mealhada); em terceiro, com cem euros, novamente um cliente do Intermarché Mealhada; o segundo, no valor de 175 euros, arrecadado numa senha da Multi Therapis (Mealhada); e em primeiro, no valor de 250 euros, um cliente que fez compras na Meninó (Mealhada).
Seguiu-se a Tômbola Manual, em que do nono ao sexto prémios, no valor de 25 euros, foram arrecadados por clientes da Feitio Jóias (Mealhada), Farmácia Nova (Luso), Carlos Lopes (Mealhada) e Arcada de Mimos (Mealhada). O quinto prémio, no valor de 50 euros, numa senha registada no Talho Ernesto (Mealhada); o quarto, com 75 euros, numa compra no Supermercado O Jorge (Barcouço); o terceiro e segundo lugares, nos valores de 100 e 175 euros, nas Lojas Pires Faria (Pampilhosa); e o primeiro prémio, de 250 euros em compras, para um cliente da Casca de Nós (com estabelecimentos na Mealhada e em Luso).
Mónica Sofia Lopes