O restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, foi nomeado Embaixador de Honra da Gastronomia Europeia, este fim-de-semana, em Espanha, no decorrer do XX Congresso Europeu de Cofradías y Asociaciones Enogastronómicas, que contou com a participação de centenas de confrades e representantes de confrarias de nove países espalhados por toda a Europa. A par do Rei dos Leitões, mais duas personalidades foram distinguidas com este prémio: Marc Vienne, da Bélgica; e Alfredo García Fernández, de Espanha.
O evento tem como principal objetivo promover a excelência da gastronomia e do vinho europeus, além de incentivar a partilha de conhecimentos e experiências entre as diversas confrarias participantes. Ao nosso jornal, António Paulo Rodrigues, gerente do espaço, que, na manhã deste domingo, 29 de outubro, ainda se encontrava no evento, congratula a distinção, garantindo ser «o reconhecimento daquilo que fazemos diariamente, do que trabalhamos e da consistência com que o realizamos».
Para Portugal, houve outros prémios para o setor vínico, mas a nível gastronómico, só o referido restaurante da Mealhada arrecadou uma premiação portuguesa, o que, para Paulo Rodrigues, «ainda tem mais relevância e consolida o nosso compromisso com a qualidade e a tradição da gastronomia portuguesa».
Para o próximo ano, o Congresso Europeu de Cofradías y Asociaciones Enogastronómicas realizar-se-á na Grécia, tendo já passado por Portugal há quatro anos.
Imagens com Direitos Reservados