«Sem as Autarquias não havia desporto», declarou, ontem, Hélder Postiga, diretor na Federação Portuguesa de Futebol, aquando do sorteio da competição VinoEuro 2024 Portugal, evento que irá decorrer de 22 a 25 de maio de 2024, nos municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro. No Grupo A estão as equipas de Portugal, Eslovénia, Hungria e Áustria e no Grupo B as da República Checa, Alemanha, Itália e Suíça.
O evento é organizado pela União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos e pela Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal e as equipas de futebol são maioritariamente constituídas por vitivinicultores, procurando mostrar como o «vinho e o futebol podem ultrapassar todas as barreiras linguísticas, sociais e culturais», tendo a capacidade de «contribuir para uma Europa livre, pacífica e amigável».
«Sem as Autarquias não havia desporto e há que parabenizar o vosso apoio neste evento sociocultural», começou por dizer Hélder Postiga, congratulando «a pedagogia e inovação do evento». «Desejo sorte a todas as seleções e espero estar cá em maio», enfatizou.
A presidente do conselho de Justiça da Associação de Futebol de Aveiro desejou que «as pessoas venham, gostem e se sintam bem na nossa região. A nossa casa é a vossa casa». «Terem trazido para aqui este evento em 2024, no ano em que a Associação de Futebol de Aveiro comemora o seu centenário é de grande importância», elogiou, afirmando que «aliar o vinho ao futebol mostra que as parcerias determinam a união dos povos. É assim que se faz e que se constrói. Que todos aproveitem e apreciem o que temos na região».
«Três Municípios, vinho e desporto. Este é o exemplo de um evento que traz notoriedade para a marca Centro de Portugal, assim como para a divulgação do nosso vinho. Associamo-nos a este acontecimento e os sucessos desportivos vamos desejá-los a Portugal», referiu Raul Almeida, presidente do Turismo Centro de Portugal. Palavras corroboradas por Pedro Soares, presidente da Rota da Bairrada e da Comissão Vitivinícola da Bairrada, que referiu que «quando três Municípios se associam é muito mais simples promover o que temos na região e no país».
Na altura da competição, os encontros de futebol vão decorrer nos três concelhos, sendo que os jogos das meias-finais decorrem na Mealhada e em Oliveira do Bairro. A final do VinoEuro 2024 irá realizar-se no Estádio Municipal de Anadia. A organização prevê a presença de cerca de 250 participantes, oriundos dos oito países.
Com Portugal como cabeça de série do Grupo A e a República Checa como cabeça de série do Grupo B, o sorteio, que se realizou ontem no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, ditou que no Grupo A ficam também Eslovénia, Hungria e Áustria e no Grupo B Alemanha, Itália e Suíça.
No Grupo A jogam Portugal – Eslovénia; Hungria – Áustria; Portugal – Hungria; Eslovénia -. Áustria; Portugal – Áustria; e Eslovénia – Hungria. No Grupo B realizar-se-ão os jogos entre República Checa – Alemanha; Itália – Suíça; República Checa – Itália; Alemanha – Suíça; República Checa – Suíça; e Alemanha – Itália.
A primeira competição do VinoEuro realizou-se em 2018, na sequência da criação da União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos, com sede na Universidade Hochschule Geisenheim, na Alemanha. O evento realiza-se a cada dois anos, tendo a última edição decorrido, em 2022, na República Checa.
Mónica Sofia Lopes