Três bombeiros – Francisco Esteves, de 27 anos; Ricardo Silva, de 31; e Marco Fonseca, de 27 – da corporação da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, vão a pé, esta semana, até ao Santuário de Fátima, chamando a atenção para a dificuldade e sacrifícios do seu trabalho, ao carregarem 30 quilogramas em equipamento.

O “caminho” começa esta quarta-feira, dia 4 de outubro, e faz-se, segundo a corporação dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, “a seis pernas e a muitos corações que já só pensam na chegada (dia 7 de outubro)”. “Tantas instituições e entidades já se aliaram a esta loucura saudável, doando bens essenciais, desde alimentação a cremes e pomadas, passando pela preciosa guarida para os momentos de descanso”, lê-se numa comunicação da corporação, que acrescenta que “os treinos foram uma constante nas últimas semanas e o entusiasmo aumenta proporcionalmente à responsabilidade”.

Cada equipamento de proteção individual, para além da farda – calças e casaco de espessuras elevadas para proteção contra altas temperaturas e riscos associados – inclui ainda luvas, botas, capacete, proteção para a face e um aparelho respiratório.