Notícia atualizada às 00h22 de 12 de junho de 2023.
Faleceu, com 86 anos, devido a doença, Mário Paiva de Sousa Saraiva, natural e residente na Mealhada, antigo presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e antigo presidente da direção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro. O cortejo fúnebre decorreu na manhã de sexta-feira, 9 de junho, de carro até ao Cemitério local, depois de uma missa, na Igreja da Mealhada.
Nascido a 11 de outubro de 1936, Mário Saraiva foi, segundo uma nota dos Bombeiros da Mealhada, «um valoroso mealhadense, que se destacou desde muito cedo na vida associativa da nossa cidade, com a energia, a vitalidade e o sentido de análise e espírito crítico que possuem os Homens de grande envergadura».
Foi presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, de 1982 a 1996, e foi no seu mandato que foi construído, em 1993, o atual quartel da corporação. Um espaço que possui um pavilhão de utilização pública e comunitária que tem o seu nome. «O Dr. Mário Saraiva é e continuará a ser uma referência para muitas gerações de dirigentes e bombeiros da nossa corporação. A sua dedicação, o seu empenho, a sua devoção à nossa associação – no apoio a todos os bombeiros, a todos os comandos e a todas as direções – ficarão para sempre na história da nossa instituição», avança a mesma nota de pesar dos Bombeiros Voluntários da Mealhada.
Mário Saraiva foi sempre muito ativo no associativismo do concelho mealhadense, tendo feito parte, entre outras, da Associação dos Aposentados da Bairrada, Juventude Unida da Mealhada, Liga dos Amigos da Mealhada e Oficina de Teatro do Cértima. Colaborou também com o Jornal da Mealhada e, em 2019, foi-lhe atribuído o galardão de Alto Prestígio na Gala Desportiva da Mealhada pela sua ativa participação no Grupo Desportivo da Mealhada, enquanto praticante de futebol, mas também no papel de dirigente.
Viúvo de Maria das Dores de Sousa Saraiva e pai de Ana Luísa Saraiva, José Pedro Saraiva e Maria João Saraiva (já falecida), Mário Saraiva recebeu, também em 2013, do Lions Clube de Mealhada a distinção de «Cidadão do Ano».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia do Facebook «Bombeiros Voluntários da Mealhada»