No âmbito do programa Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de Anadia nasceu o projeto “PLANTAR NO PRESENTE, GARANTIR O FUTURO” com a parceria do Município de Anadia e do Grupo MASTER NATURA, Gestão de Espaços Verdes Lda. As três entidades envolvidas assinarão um protocolo de cooperação esta quarta-feira, dia 17 de maio, pelas 10h00, no salão multiusos da Escola Secundária de Anadia.

O projeto visa, no âmbito da Educação Ambiental, a reflorestação de mais espaços, a reposição de árvores que deixaram de existir, o aumento do número de árvores em locais preparados para o efeito, nomeadamente, parques verdes e zonas de lazer nas escolas do Agrupamento de Escolas de Anadia, o respeito pela biodiversidade, o incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural e Ambiental e sua salvaguarda, bem como, do fortalecimento do movimento de cidadania ativa.

Como primeira etapa propôs-se plantar árvores nos espaços verdes que se encontram dentro do perímetro da Escola Básica e Secundária de Anadia, envolvendo a comunidade escolar, nomeadamente, alunos, pessoal docente e não docente, bem como parceiros privados e públicos designadamente o Município de Anadia.

O Agrupamento detém, assim, a responsabilidade da manutenção e conservação dos espaços verdes da Escola Básica e Secundária de Anadia, e nesse seguimento, pretende assessorar-se de parceiros idóneos, responsáveis e especializados. A Câmara Municipal colabora e lidera projetos de sustentabilidade ambiental e tem interesse em apoiar também o “PLANTAR NO PRESENTE, GARANTIR O FUTURO”. A MASTER NATURA, Gestão de Espaços Verdes Lda, reconhece valor, oportunidade e contribuição efetiva para a sustentabilidade ambiental, assim como capacidade de organização ao Agrupamento e Autarquia, nomeadamente a garantia da continuidade do projeto “PLANTAR NO PRESENTE, GARANTIR O FUTURO”, ao longo de vários anos.

A preocupação ecológica do Agrupamento, alicerçada em programas de preservação da natureza e do meio ambiente, a utilização racional dos meios disponíveis e o aproveitamento dos recursos naturais está na sua linha de atuação. Além disso, a sua missão, espelhada no projeto educativo, assenta numa preocupação humanista, em que se pretende potenciar o melhor de cada um, nos eixos do sucesso, qualidade, cidadania, solidariedade, partilha, reflexividade, envolvimento, cooperação, conhecimento e inovação: “Educação integrada de saberes e competências que levarão a um desenvolvimento de uma cidadania participativa”.

 

Imagem com Direitos Reservados