A freguesia de Casal Comba acolheu, na semana passada, cerca de 600 peregrinos, numa ação de apoio promovida pela Junta, o Rancho de São João, o Agrupamento de Escuteiros e a Delegação no Concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa.

De 5 a 10 de maio pernoitaram na freguesia de Casal Comba o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, Grupo de Peregrinos de Esposende, Grupo Unidos pela Fé e Peregrinos de Espinho.

A freguesia de Casal Comba situa-se no «Caminho do Centenário», que foi recentemente inaugurado, e atravessa um território agrícola e florestal na omnipresença das quatro Maravilhas da Mesa da Mealhada: a Água, o Pão, o Vinho e o Leitão. “Num trajeto, maioritariamente plano e bem servido de serviços de apoio – desviado da turbulência da Estrada Nacional n.º 1, apesar de a ter sempre na linha do horizonte -, o peregrino atravessa aldeias de hospitalária comunidade, percorre ricos vinhedos e bonitos bosques”, lê-se no sítio da internet dos Caminhos de Fátima.

O “Caminho do Centenário” contempla um itinerário sinalizado e com segurança acrescida de peregrinação até Fátima. O itinerário de peregrinação tem cerca de 200 quilómetros e atravessa 14 municípios: Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria e, por fim, Ourém, com chegada ao Santuário de Fátima.