CRUZ, Fátima
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica do Agrupamento de Saúde do Baixo Mondego / Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma

CUNHA, Catarina
Estudante do 4.º ano da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

 

Ser Enfermeiro é
…muito mais do que apenas um trabalho. É uma vocação, uma paixão
pela vida e uma missão de cuidar do próximo, nos seus momentos mais vulneráveis, desde
a conceção às últimas horas de vida.

Ser Enfermeiro é
… uma escolha de vida dedicada aos outros. Exige muito mais do que
habilidades técnicas e conhecimentos teóricos. Requer empatia, compaixão, paciência e
capacidade única de compreender e amar.

Os Enfermeiros são verdadeiros heróis!
Estiveram na linha da frente no combate à pandemia, a trabalharam incansavelmente para salvar vidas, ofereceram conforto, esperança, carinho e amor a todos os que precisaram. As dificuldades e desafios do trabalho de um enfermeiro vão muito além de situações pandémicas. Trabalham em situações de stress, sob pressão, por períodos de longas horas, muitas vezes sem pausas ou tempo suficiente para descansar, limitados pelos recursos disponíveis. Abdicam dos fins-de-semana e feriados com a família e amigos. Apesar das dificuldades e desafios, os semana e feriados com a família e amigos. Apesar das dificuldades e desafios, os Enfermeiros dedicam-se aos seus utentes, com um sorriso no rosto.

Ser Enfermeiro é
Ser Enfermeiro é…uma profissão exigente física e emocionalmente. …uma profissão exigente física e emocionalmente.
Trabalham em equipa com médicos, secretários clínicos, assistentes sociais, assistentes operacionais e outros profissionais de saúde para fornecer cuidados operacionais e outros profissionais de saúde para fornecer cuidados de alta qualidade.

Ser Enfermeiro é
Ser Enfermeiro é…a “espinha dorsal” da assistência médica e a “força motriz” dos …a “espinha dorsal” da assistência médica e a “força motriz” dos cuidados de saúde. É saber cuidar dos utentes e apoiar as famílias, preocupar-se  com os medos e inquietações dos utentes/doentes e oferecer apoio emocional e físico… Tratam do corpo, mas também cuidam da mente e do coração.

Ser Enfermeiro é… ser um verdadeiro exemplo de humanidade.

Se pensa em ser Enfermeiro, saiba que: estará a escolher uma profissão nobre, exigente, mas altamente recompensadora; fará  fará a diferença na vida das outras pessoas, ajudando-as as em momentos de dificuldades e incertezas, e que estará a trabalhar numa profissão de em momentos de dificuldades e incertezas, e que estará a trabalhar numa profissão de coragem e verdadeiramente digna de admiração… Se já é Enfermeiro, saiba que o seu trabalho é apreciado e respeitado, e que trabalho é apreciado e respeitado, e que é um verdadeiro herói nos nossos corações. é um verdadeiro herói nos nossos corações.

 

Os Enfermeiros têm sido a luz brilhante num período de escuridão!