Ontem (quarta-feira, 26 de abril), em Águeda, naquela que foi a 10.ª edição dos Prémios Gazela, foram distinguidas 104 empresas de toda a região Centro e que representam mais de 4.500 postos de trabalho, um volume de faturação de mais de mil milhões de euros e um volume de exportação de quase 900 milhões de euros. “São números significativos que revelam a importância que as vossas empresas têm para a região e para o país”, disse Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, para quem esta cerimónia representa uma celebração “do valor (das empresas), das vossas equipas e famílias”.

“Esta sala prova que, em qualquer altura da nossa vida podemos, se tivermos força, energia e nos rodearmos das pessoas certas, iniciar um negócio”, declarou a governante que se afirmou “orgulhosa” pelo desempenho demonstrado por estas empresas. A cerimónia foi, reforçou, “um reconhecimento de que em Águeda há um grande dinamismo. Este é o ano em que temos o maior número de empresas Gazela e uma parte delas concentra-se aqui em Águeda”, disse.

Também Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, destacou a “festa” para as empresas da região Centro que representa a entrega deste galardão. Um evento “simples e simbólico” que presta homenagem às empresas que “são fundamentais para a criação de riqueza, de postos de trabalho, para as exportações e para contribuírem para o desenvolvimento da região”.

A dirigente reiterou que a escolha do local para acolher este evento recaiu sobre Águeda, um concelho que “marca pontos na região pelo seu dinamismo e as ‘Gazela’ são mais uma componente” dessa característica diferenciadora.

De referir que esta noite de homenagem, para além da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, contou com a presença de Jorge Brandão (POE Centro), Nuno Mangas (presidente do COMPETE), do executivo municipal de Águeda, dos presidentes das câmaras municipais de Ílhavo e Viseu, respetivamente João Campolargo e Fernando Ruas, bem como de representantes de associações empresariais da Região Centro.