A Oficina de Música da Escola Básica 2 da Mealhada realiza este sábado, 4 de março, pelas 21h00, no Cineteatro Messias, uma Gala, que juntará ex-concorrentes dos concursos televisivos «Uma Canção para Ti» e «The Voice Kids», bem como elementos do Coro da Oficina de Música e do Coro Infanto – Juvenil da EB2 da Mealhada. Leonor Quinteiro, vencedora da última edição de «Uma Canção para Ti», e Pedro Pimenta, também participante no mesmo concurso, ambos estudantes na EB2 da Mealhada, farão parte deste painel de pequenos artistas. O espetáculo de duas horas está já esgotado.

O projeto não curricular da Oficina de Música nasce na EB2 da Mealhada, há cerca de uma década, pelas mãos de Maria António Mota, professora de Educação Musical na Mealhada. Um trabalho feito, semanalmente, na escola, que começou por ser silencioso; depois foi-se abrindo à comunidade local, com participações em diversos momentos escolares e fora deles; e que acabou por ter projeção nacional, depois da participação de dois alunos num programa televisivo, tendo um deles se sagrado vencedor.

«Este foi um projeto que apresentei à direção do Agrupamento de Escolas da Mealhada, que foi aceite. Depois tivemos, eu e os alunos, que mostrar que valia a pena», referiu Maria Antónia Mota, explicando que incentiva sempre a estarem na Oficina, alunos(as), que se destacam «pelas qualidades musicais extraordinárias» nas aulas curriculares de Música. «Ao longo dos anos, fomos sempre tendo participações, normalmente como convidados em iniciativas solidárias», referiu a professora e mentora deste projeto, que anualmente tem cerca de quatro dezenas de crianças, que se juntam nas tarde livres.

Um projeto que marca a vida dos alunos e aprova disso é o facto de os alunos saírem da escola e continuarem a frequentar a Oficina. «Adoro música e de estar aqui. Para além disso, a professora Maria Mota sempre me ajudou, até mesmo quando a minha avó passou mal», conta Daniel Pires, de 18 anos, estudante universitário em Turismo de Espaços Rurais. «Fica sempre uma amizade muito grande e as portas estão sempre abertas. Na situação do Daniel tenho mais quatro jovens que continuam a vir cá e a fazer atuações connosco», corrobora a professora, emocionada com as palavras do seu ex-aluno.

Pela primeira vez na Oficina de Música está Marisol Ferreira, de dez anos, que garante ser «algo divertido» e onde se «conhecem pessoas». «Gosto muito de estar aqui e adoro música», desvenda a jovem, que fora da escola já frequenta aulas de piano.

Para o espetáculo do próximo sábado, é Pedro Pimenta, do Luso, que foi finalista no programa «Uma Canção para Ti» em 2022, quem faz a descrição, ao nosso jornal, do que se pode esperar. «Boa música, diversão, magia, dança e arte. Estou muito entusiasmado», confessou, ao «Bairrada Informação», desvendando, que a par de Leonor Quinteiro, fará parte da abertura do espetáculo, que conta com convidados, nomeadamente, na área da dança.

Será um evento com a participação de artistas, dos 12 aos 19 anos, muitos deles provenientes de «Uma Canção para Ti», que terão oportunidade de, na Mealhada, se reencontrarem. «Ficou uma amizade e companheirismo grande entre os miúdos e tentei com esta Gala que eles se voltassem a ver», referiu Maria Antónia Mota, afirmando que a ideia teve logo aceitação «por parte dos jovens, mas também dos pais», que veem de vários pontos do país: Algarve, Alentejo, Lisboa, Viana do Castelo, Seia, Coimbra e Torre de Moncorvo. «À distância treinaram trios, quartetos e quintetos. Só chegarmos aqui, já foi muito bom», confessou. E Leonor Quinteiro acrescenta: «Vai ser incrível estarmos todos juntos novamente e o espetáculo vai valer muito a pena. Estamos super felizes».

 

Mónica Sofia Lopes