O Clube Saca Trilhos de Anadia apresentou, na manhã do passado sábado, as suas equipas masculinas e femininas de trail, com reforço de novos elementos vindos de diversos pontos do país. «A nossa ambição é sermos campeões nacionais de Trail Feminino, tanto ao nível coletivo como individual», referiu Albano João, presidente do Clube.

José Campar, Ivo Tavares, Pedro Santos, Silvino Pais, Bruno Simões, Fernando Morais, Eduardo Meireles, Carlos Pires, Joaquim Sousa, Bruno Santos, Mário Marinho, Marcel Almeida, Gabriel Braz, Fernando Ribeiro e Rui Figueiredo (este último lesionado desde a época passada) mantém-se na equipa, à qual se juntam, vindos do Coimbra Trail, Pedro Carvalho, João Pedro Reis, Rui Agapito, Hélder Galvão e Pedro Lemos; do Corvus TRail Team, Ricardo Salgueiro; dos Amigos sem Limites, Daniel Mendes, do Oralklass, Sérgio Costa; e ainda o personal trainer José Mendes.

Na equipa feminina mantêm-se Maria Carvalho, Joana João, Cristina Meireles, Carla Santos, Ana Luísa, Inês João (fez parte da seleção nacional no Mundial da Tailândia) e Rosa Rodrigues. Do Clube Atletismo Barreira chegam Salete Tavares e Sara Brito; do Corvos Trail Team, Nádia Afonso; da Associação Desportiva de Amarante a aposta foi em Paula Soares; e do Coimbra Trail chegam Joana Franca, Diana Cardoso e Susana Echevarría. Juntam-se ainda a esta equipa de mulheres, Nádia Casteleiro e Rosa Mendes.

«Hoje é o primeiro dia de um novo clube, que tem cinco anos de existência, e que aposta numa modalidade que tem cada vez mais atletas», referiu Albano João, enaltecendo «os títulos nacionais e absolutos do clube»: «Temos atletas na seleção nacional, com vitórias no estrangeiro».

Com muitos dos atletas representados no Mundial da Tailândia, o clube teve a necessidade de os federar. «A partir deste ano vamos ter um reconhecimento maior do que tínhamos até agora», disse ainda o dirigente, enfatizando o facto «de 37% dos atletas do clube serem do sexo feminino e virem de norte a sul do país».

Para a época 2022 / 2023, «estamos a apostar na equipa masculina, mas com resultados mais modestos. A nossa grande aposta será no Trail Feminino, onde temos a ambição de sermos campeões nacionais. Temos connosco mulheres de excelente nível. Mulheres de luta e de trabalho, mas muito humildes, com um grande espírito de equipa e de união». «Queremos ser a equipa feminina com mais atletas na seleção», declarou Albano João.

Presente na cerimónia de apresentação das equipas Saca Trilhos Anadia, que aconteceu no Museu do Vinho da Bairrada, esteve o vice-presidente do Município de Anadia, Jorge Sampaio, que começou por dizer: «O Saca Trilhos tem-nos habituado a crescer, alicerçado ao trabalho que faz. Uma evolução sempre positiva e sempre a crescer». «Hoje estão a apresentar um investimento maior para dar um saldo qualitativo, o que acontece já em cima de muita qualidade», elogiou o autarca, salientando o facto do Saca Trilhos «incrementar o desporto para todos e para todos os géneros, nomeadamente o sexo feminino, uma lacuna em diversas modalidades a nível nacional».

Sobre o apoio da Autarquia de Anadia, Jorge Sampaio garantiu que «nunca o Saca Trilhos deixou de fazer seja o que for por falta de apoio», desejando ainda «uma enorme época para todos». «Aos que vieram de fora, Anadia estará à altura de vos receber porque vieram para o Saca Trilhos», rematou o autarca.

No final da sessão foram entregues dois diplomas de sócio benemérito, ambos em gratidão e apreço pelo apoio prestado ao Clube Saca Trilhos e à comunidade em geral, ao anadiense Paulo Adriano Simões e ao dirigente Albano João. Homenagens às quais a Câmara de Anadia se associou.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao