O Município de Anadia e as treze eco-escolas do concelho hastearam, no passado dia 4 de novembro, as respetivas Bandeiras Verdes 2021-2022, atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Estes galardões são o reconhecimento, por parte deste organismo, do trabalho que tem sido realizado, pela autarquia e pelos estabelecimentos de ensino, em prol de um desenvolvimento mais sustentável.

A Bandeira Verde ECO XXI foi hasteada pelo vereador da Câmara de Anadia, com o pelouro do Ambiente, Lino Pintado, em frente aos Paços do Município, enquanto que as Bandeiras Verdes Eco-Escolas foram hasteadas nos respetivos estabelecimentos de ensino, pelos alunos e docentes que, durante o ano letivo, trabalharam o projeto.

Recorde-se que conquistaram o galardão Eco-Escola, os Centros Escolares das Avelãs, de Arcos, de Paredes do Bairro, de Sangalhos, de Tamengos, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a Escola EB de Vilarinho de Bairro, as Escolas EB1 da Moita, de Vila Nova de Monsarros, do Chãozinho/JI Amoreira da Gândara, da Poutena e o Jardim de Infância de Vilarinho do Bairro.

Para o vereador Lino Pintado, estas distinções “são um reconhecimento que certifica o trabalho realizado por todos os intervenientes e que nos incentiva a continuar o caminho traçado, na busca de soluções ambientalmente mais sustentáveis, por forma, a mitigar e a encarar com esperança os grandes desafios que a atualidade nos coloca”.

Desde 2015, que o Município de Anadia tem vindo a delinear um caminho de grande sustentabilidade, apostando em várias políticas ambientais e na promoção de boas práticas, o que se tem refletido na pontuação que tem vindo a obter, ao longo destes anos, por parte da ABAE.