Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e João Paulo Catarino, secretário de Estado das Florestas, vão estar no concelho da Mealhada, na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, para uma reunião de trabalho que trará avanços no concurso internacional do Palace Hotel do Bussaco que está integrado no programa Revive.

Recordamos que, em abril de 2021, o conselho de ministros aprovou o decreto-lei que integrou o Palace Hotel do Bussaco no Programa Revive, um modelo que pressupõe a reabilitação e valorização de imóveis públicos do Estado de elevado valor patrimonial.

Estando concluída esta parte do processo, segue-se o concurso internacional, sendo para isso necessário a realização de diversos procedimentos, nomeadamente, no que toca à delimitação de espaços para a candidatura. E será precisamente isso que será analisado com os secretários de Estado do Turismo e das Florestas, já esta semana. Numa sessão de trabalho onde estarão também Guilherme Duarte, presidente da Fundação Bussaco; o presidente e a vice-presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco e Filomena Pinheiro, respetivamente; assim como representantes do Turismo de Portugal, do escritório de advogados e arquitetos afetos ao processo.

A reunião realizar-se-á no Grande Hotel de Luso, mas antes haverá uma visita à Mata Nacional do Bussaco, agendada para as 11h00.

Recordamos os nossos leitores que o Palace Hotel do Bussaco foi mandado construir nas últimas décadas do século XIX pelo Ministro das Obras Públicas, Emídio Navarro, que encarregou o cenógrafo Luigi Manini para o projeto. «O edifício em estilo neogótico, de inspiração manuelina, é considerado o trabalho de maior vulto realizado por Manini, tendo sido projetado como um palacete, com três pisos e um torreão, no qual são visíveis uma série de elementos arquitetónicos que evocam a portugalidade e o simbolismo em torno do império, tais como perfis da Torre de Belém, de entre outros. Esta obra foi iniciada em 1888 e concluída em 1897», lê-se na própria descrição sobre o edifício na página do programa Revive.

 

Mónica Sofia Lopes