A Radiolândia – Museu do Rádio, localizada na vila de Bustos, no concelho de Oliveira do Bairro, vai receber no próximo dia 5 de outubro, quarta-feira, às 18h30, a apresentação do livro “Faz o que o teu coração pede”, da escritora e apresentadora Fátima Lopes.
Fátima Lopes, principal rosto do programa de televisão “Caixa Mágica”, emitido nas tardes de sábado na SIC, vem a Bustos apresentar o seu mais recente romance e, seguramente, partilhar algumas histórias interessantes por detrás de “Faz o que o teu coração pede”, lançado em abril deste ano.
Depois do sucesso de “Encontrei o Amor Onde Menos Esperava”, em 7.ª edição, Fátima Lopes regressa ao campo da literatura, com o seu nono romance, “para nos mostrar como a vida é uma construção permanente, feita de desafios diários, onde as respostas que tanto procuramos estão, muitas vezes, mesmo à nossa frente. Uma história inspiradora, que nos mostra a urgência de fazer o que o coração nos pede”.
De referir ainda que o evento, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, é de entrada gratuita, estando sujeito à limitação do espaço.
Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio
Inaugurada em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, juntamente com o Museu de Etnomúsica da Bairrada, e está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.
O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.
Este Museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.
O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.
A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.
Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva. No ano seguinte, em 2019, este equipamento museológico venceu o prémio Globo Mundial, na categoria Cultura, atribuído pela rádio Mundial FM.