Na cerimónia protocolar do Dia do Município na Mealhada, que se realizou a 26 de maio, foi anunciada a criação da figura do Provedor do Munícipe. «Um conceito que defendemos há muito e que julgamos crucial para o exercício de um poder autárquico de proximidade e defesa das populações», afirmou o presidente da Câmara da Mealhada.

António Jorge Franco sublinhou que este será um processo independente conduzido por Júlio Penetra, personalidade que foi convidada para liderar a equipa de trabalho e que terá como missão apresentar o nome do futuro provedor. «Não sou eu, presidente, não somos nós, executivo, que vamos escolher o Provedor do Munícipe da Mealhada. O senhor Júlio Penetra irá constituir uma equipa de trabalho e será esta a propor, de forma independente e isenta, o nome de tão elevada e importante figura à Câmara e Assembleia Municipal da Mealhada», referiu o autarca.

Júlio Penetra assumiu a missão de «coordenar este projeto inovador de democracia participativa», referindo que «este será, em primeiro lugar, um compromisso com os munícipes, mas também a garantia de independência da nossa parte». «Julgamos que será um projeto exigente e de cooperação com vista à maior intervenção do munícipe na vida pública. Esperamos que estimule a interação com o poder autárquico, que seja de utilização simples, acessível, prática e, sobretudo, consequente na defesa dos interesses dos munícipes», referiu.

 

Fotografia de Ana Rodrigues