O projeto “Comunica-te Jovem!” da Câmara da Mealhada vai promover a sua quinta sessão ao final da tarde desta quarta-feira, 11 de maio, no M_Bar, na Vacariça, das 18h às 19h30. A iniciativa pretende conhecer os interesses e as motivações atuais dos jovens, de forma a envolvê-los num processo de implementação de novas práticas que a autarquia pretende levar a cabo. Qualquer jovem que queira participar pode fazê-lo, bastando somente comparecer num ou em mais do que um destes espaços.

A ideia subjacente à criação do “Comunica-te Jovem!” é desafiar os jovens a explorar temas relevantes e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir, através de uma metodologia em grupo, denominada “World Café”, que se desenrola num ambiente informal e criativo de coffee break e conversação.

“Trata-se de uma iniciativa que pretende elevar o atual compromisso da Autarquia com os jovens do nosso concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude”, explica, num comunicado municipal, Hugo Silva, vereador na Câmara da Mealhada com a responsabilidade do pelouro da Juventude, acrescentando que “o objetivo desta dinâmica é ouvir a sua voz e levá-los a participarem ativamente no presente e no futuro da nossa comunidade, que é a deles”.

Já na Assembleia Municipal da Mealhada, que se realizou a 28 de abril de 2022, o vereador explicou aos deputados que a estratégia da juventude “está a ser definida pelos jovens”. “Estamos a ouvir os jovens e a perceber o que querem”, referiu, acrescentando que “interessa que o que está a ser feito deixe semente”: “Havemos de criar para os mais novos também”.

Em cada sessão há sempre um dinamizador em cada grupo. Em cima da mesa estão sempre subquestões relacionadas, nomeadamente, com a Casa Municipal da Juventude, o Festival da Juventude, atividades e áreas das políticas juvenis e empreendedorismo jovem. E os intervenientes são diversos. Na primeira sessão, por exemplo, que se realizou no Theatro Caffé, na cidade da Mealhada, estiveram quinze jovens – três deles com 14 anos – provenientes de diversas entidades, nomeadamente, das escolas de samba Batuque e Sócios da Mangueira, da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre e do Hóquei Clube da Mealhada.

O projeto passou depois pela Antes, Luso e Ventosa do Bairro, seguindo hoje para a Vacariça. Na próxima quarta-feira, 18 de maio, segue para a Via Romana II Café, em Casal Comba; e dia 20 de maio para o Café Nogueiras em Barcouço. O “Comunica-te Jovem!” culmina no dia 27 de maio, sexta-feira, no Café Expresso, na Pampilhosa, onde está também a ser preparado, a partir das 19h30, um convívio com “disc-jockey” destinado aos jovens, de todas as freguesias, que participaram na iniciativa e a outras que a estes se queiram juntar.

As sessões acontecem todas das 18h às 19h30 e os interessados podem esclarecer dúvidas através do correio eletrónico juventude@cm-mealhada.pt.

 

 

 

Mónica Sofia Lopes