Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro – Porfírio Silva e Joana Sá Pereira – foram eleitos para os órgãos da Assembleia da República, nos atos eleitorais que marcam o arranque da XV Legislatura. Porfírio Silva foi eleito vice-presidente da direção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, liderada por Eurico Brilhante Dias. Joana Sá Pereira, eleita uninominalmente pelo plenário, desempenhará funções de secretariado na Mesa da Assembleia liderada pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Recorde-se que Joana Sá Pereira é jurista e natural do concelho da Mealhada. Mestre em Ciências Jurídico-Forenses, pós-graduada em Direito do Trabalho pelo Instituto do Direito das Empresas e do Trabalho e licenciada em Direito. Deputada à Assembleia da República desde 2019, tendo exercido funções na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; e na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco e na Comissão de Trabalho e Segurança Social. É membro na Assembleia Municipal da Mealhada desde outubro de 2021. Foi representante dos Estudantes na Assembleia de Faculdade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e entre 2014 e 2015 e integrou a Direção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra.
A mealhadense ocupa agora o cargo de vice-secretária da Mesa da Assembleia da República, organismo composto pelo presidente da Assembleia da República, por quatro vice-presidentes – dois deles já eleitos Edite Estrela (PS) e Adão Silva (PSD) -, quatro secretários e quatro vice-secretários.
Porfírio Silva é investigador. Doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências, mestre em Filosofia e licenciado em Filosofia. Deputado à Assembleia da República desde 2015, onde tem sido vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS para a Educação, Ciência, Ensino Superior e Transição Digital e Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da CPLP. É membro do Conselho Nacional de Educação desde 2016. Foi professor e diretor pedagógico na Escola Profissional Gustave Eiffel.