Faleceu, na passada terça-feira, dia 14 de dezembro, aos 81 anos, Dinis Calado, diretor clínico das Termas da Curia e de Vale da Mó, ambas no concelho de Anadia. O médico encontrava-se internado, desde o final do mês de novembro, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, após ter sofrido uma queda. O funeral realiza-se esta quinta-feira, dia 16, saindo da Igreja de Anadia, às 15h30, para o Complexo Funerário Municipal de Coimbra – Crematório de Taveiro.

Natural de Candeeira, em Avelãs de Cima, Dinis Calado vivia em Aguim e era conhecido em toda a região, pela sua dedicação, durante mais de 50 anos, às áreas da medicina – onde se especializou em cirurgia geral e urologia -, mas também do termalismo, estando ligado às Termas da Curia há quatro décadas e sendo seu diretor clínico há 14 anos. Era também médico e diretor clínico nas Termas de Vale da Mó.

Casado com Maria de Lurdes Calado, professora aposentada, o médico, pai de Helena Catarina, Manuel José e Dinis Pedro, faleceu nos Hospitais de Coimbra, precisamente no local onde esteve alocado, na área de Urologia, durante quase 40 anos.

Abalada com a notícia estava ontem a equipa do Centro de Medicina e Enfermagem da Mealhada, onde Dinis Calado dava consultas de urologia há 23 anos. «Era bem-disposto, brincalhão, tinha sempre um sorriso e muitas histórias para contar, principalmente da sua juventude», referiu, ao nosso jornal, Sónia Dias, secretária clínica do Centro, adiantando que ainda há poucas semanas esteve no local «a dar consultas». «Hoje telefonei a um utente dele, que não tem redes sociais, para lhe dar esta triste notícia e o senhor começou logo a chorar e a dizer que ele tanto o ajudou. Chorou ele e chorei eu», desabafou Sónia Dias, destacando as qualidades profissionais do médico, que exerceu sempre as suas especialidades mesmo depois de reformado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Antes da pandemia, tinha também uma clínica em Anadia onde dava as suas consultas particulares e, no seu percurso, foi, durante 13 anos, médico de clínica geral, na Extensão de Saúde da Pampilhosa, no concelho da Mealhada.

 

 

Créditos da imagem de “Saúde Atual”