Agora com a pandemia relativamente controlada, podemos começar a fazer nossos planos de viagem. Um excelente roteiro seria conhecer alguns dos monumentos religiosos católicos espalhados pelo mundo.

O turismo religioso é parte de um comércio que gira bilhões de dólares anualmente e teve uma arrefecida em 2020. A compensação veio com a venda de artigos online em lojas como a Holyart.pt, cada vez mais completas e com entrega rápida.

Na Holyart é possível comprar terços, livros, itens, produtos dos mosteiros e muitos outros itens que podem ser perfeitos para sua casa e também para levar em suas viagens mais espirituais.

E já que estamos nesse assunto, que tal conhecer alguns dos grandes monumentos católicos ao redor do mundo? Vejam abaixo algumas das nossas sugestões para sua próxima viagem.

 

Catedral de Notre Dame – Paris – França

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais famosas catedrais da França. Esta catedral gótica demorou quase duzentos anos para ser construída. A catedral só foi realmente concluída em 1345. É uma verdadeira joia da arquitetura.

Após seu trágico incêndio em 2019, os fiéis continuam indo a Paris para pelo menos ver a Catedral, que ainda se mantém em pé e após sua reforma, que tem previsão de finalização em 2024, continuará tocando os corações de todos. Sua visita virtual também é um espetáculo.

 

Sagrada Família – Barcelona – Espanha

A construção da Igreja da Sagrada Família em Barcelona, Espanha teve início em 1882 sendo uma obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí no estilo modernista catalão.

Ela nunca foi terminada, então as autoridades resolveram completar a obra desse grande arquiteto. No momento ela está 70% concluída e a previsão é que ela esteja finalizada em 2026. Mesmo incompleta, ela é parada obrigatória na cidade espanhola.

 

Cristo Redentor – Rio de Janeiro – Brasil

O Cristo Redentor é um marco da cidade do Rio de Janeiro. Ele está localizado no topo do morro do Corcovado, 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca.

É uma estátua em estilo art déco com 38 metros de altura, construída em concreto e pedra sabão. Sua inauguração se deu em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida. Desde a base do Cristo podemos admirar uma vista majestosa da cidade do Rio de Janeiro.

 

Basílica de São Pedro – Roma – Itália

A Basílica de São Pedro é um dos locais mais importantes e um dos mais visitados do cristianismo. Localizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, a Basílica é cercada por 340 estátuas de santos, mártires e anjos.

Grandes cerimônias papais são realizadas na Basílica de São Pedro, porém a sede oficial do papado é a Basílica de São João de Latrão.

 

Basílica de Sacré Coeur – Paris – França

A Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur) é um dos lugares sagrados a não se perder. Localizada em uma colina de 130 metros de altura podemos de subir em sua cúpula e nos deliciar com fantásticas vistas da Cidade Luz. Ela começou a ser construída em 1875 e só foi finalizada em 1914.

 

Santuário Nacional de Cristo Rei – Almada – Portugal

O Santuário Nacional de Cristo Rei em Almada, Portugal foi projetado pelo arquitecto António Lino. A estátua tem 110 metros de altura total sendo uma obra do escultor português Francisco Franco de Sousa. Ela pode ser vista de Lisboa, muito perto da Ponte 25 de Abril.

A obra foi iniciada em 1949 logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e entregue em 1959.

 

Basílica Nossa Senhora da Paz – Costa do Marfim

A Basílica Nossa Senhora da Paz começou a ser construída em fevereiro de 1986 e terminou em 1989. É a mais alta basílica do mundo, inclusive mais alta que a Basílica de São Pedro, em Roma e, além disso, possui o maior conjunto de vitrais do mundo.

Em sua inauguração esteve presente o Papa João Paulo II. Essa Basílica da Costa do Marfim e todo seu complexo religioso são administrados pelo Vaticano.

 

Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida – Brasil

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é um templo religioso localizado no estado de São Paulo, Brasil. É o maior templo católico do país com mais de 143 mil m² de área construída e o segundo maior do mundo, atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Sua história se deu com a descoberta de uma estátua da Virgem Maria por três pescadores no ano de 1717. Um deles resolveu levar a imagem para casa e o local acabou se tornando um sítio de oração sendo então construída uma pequena e modesta capela.

Com o passar dos anos já em 1734 ela foi demolida e construída uma capela maior devido ao grande número de peregrinos. Decidiu se então pela construção de uma Basílica e sua pedra fundamental foi lançada em 1946, contudo só começou a ser erguida em 1955.

 

Imagem de Patrice Audet por Pixabay