Estão atribuídos os pelouros aos vereadores do executivo municipal na Mealhada, liderado por António Jorge Franco, do Movimento Independente Mais e Melhor. A divulgação foi feita na primeira reunião do mandato 2021-2025, que se realizou na manhã da passada sexta-feira, 22 de outubro, onde foi também proposto que as reuniões sejam quinzenais e todas abertas ao público. Filomena Pinheiro, do Mais e Melhor, foi designada vice-presidente da Autarquia e os vereadores José Calhoa e Paulo Bicho, que integraram as listas do Partido Socialista, pediram a suspensão e renúncia, respetivamente. A próxima reunião, que se realiza a 2 de novembro, contará na oposição com o vereador Luís Tovim.
«O “Mais e Melhor” não teve maioria absoluta nas autárquicas e para bem do concelho fizemos um acordo com o “Juntos pelo Concelho da Mealhada”», começou por dizer António Jorge Franco, agradecendo a Hugo Silva «dar o seu contributo para o trabalho que há pela frente. Será um trabalho árduo que vamos agarrar com muita vontade».
Também Hugo Silva, da coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada», que, em detrimento do acordo efetuado, foi designado vereador a tempo inteiro, fez «um reconhecimento público pela lista vencedora ter acolhido o “Juntos”». «Somos uma equipa de pessoas que tem coesão política em muitos dos projetos que o município precisa. Um acordo alargado a vários órgãos que dá uma esperança reforçada de estabilidade aos munícipes», referiu.
Assim, no próximo quadriénio, o presidente da Autarquia ficará com a responsabilidade do Urbanismo e Planeamento do Território, Ambiente, Espaços Verdes e Gestão de Resíduos, Mobilidade Sustentável, Eficiência Energética, Agricultura e Floresta, Gestão Administrativa e Financeira, Proteção Civil, Gestão de Recursos Humanos, Juntas de Freguesia, Ação Social, Gestão de Obras Municipais e Administração Direta, Gestão do Património Municipal, Desporto e Saúde.
Filomena Pinheiro será a vice-presidente, ficando a seu cargo os pelouros do Turismo e Desenvolvimento Económico (coadjuvada, nestas áreas, pelo vereador Hugo Silva), Fundos Comunitários, Relação com Comunidade Intermunicipal e Comissão de Coordenação da Região de Coimbra e Mercados e Feiras. Coadjuva ainda o presidente na Gestão Administrativa e Financeira. «Conheço o trabalho de Filomena Pinheiro. Para além de ter experiência no cargo de vice-presidência, tem também em fundos comunitários», explicou António Jorge Franco.
Gil Ferreira, do Mais e Melhor, assumirá a vereação a meio tempo com os pelouros da Educação, Ensino e Formação, Cultura, Arquivo e Biblioteca Municipal, Cineteatro Messias, Comunicação e Imagem, Associações não desportivas e Feira de Artesanato e Gastronomia. Já Hugo Silva está responsável pelas áreas das Empresas e Iniciativa Privada, Espaços e Dinâmicas Empresariais, Inovação, Inovação Social e SmartCities e Juventude.
Da bancada da oposição e em representação da lista socialista estarão os vereadores Rui Marqueiro, Sónia Leite e Luís Tovim, depois de José Calhoa pedir suspensão, por um ano, alegando «razões de ordem profissional» e de incompatibilidade entre o exercício do cargo autárquico e uma das atividades que exerce; e de Paulo Bicho ter pedido «renúncia a qualquer cargo como vereador».
Reuniões ordinárias são todas públicas
Na reunião ficou estabelecida a periodicidade das reuniões do executivo municipal, que serão quinzenais, realizando-se às segundas-feiras, a partir das 9h00. As sessões ordinárias serão todas públicas, podendo o público intervir a partir das 10h00.
«Queremos que todas as reuniões sejam abertas para que as pessoas possam ouvir-nos, se assim entenderem, ou trazer os seus próprios problemas e questões», afirmou António Jorge Franco.
Mónica Sofia Lopes