O Município de Anadia procedeu, no passado dia 14 de setembro, à entrega dos prémios e certificados aos vencedores do Concurso Municipal Jovens Empreendedores, promovido pelo Município de Anadia, no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico “Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos”.

Recorde-se que os projetos “H2agrO”, na área da Economia Ambiental; “Iris Lab”, na Inovação Social; e “Espelho Inteligente – OurMirror”, na Tecnologia Informática e Digital, foram os vencedores do Concurso Municipal Jovens Empreendedores.

«Cada projeto vencedor recebeu um prémio pecuniário no valor de 2.500,00 euros, representando um investimento total de 7.500,00 euros. Caso seja criada empresa para o desenvolvimento e prossecução do projeto, terão ainda a possibilidade de alojamento na incubadora municipal do Curia Tecnoparque, pelo período de um ano, bem como o direito aos demais serviços de apoio a prestar pelo GAEE – Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor», lê-se num comunicado de imprensa da Câmara de Anadia.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, Lino Pintado e Ricardo Manão, que deixaram um agradecimento público a todos os participantes no concurso, salientando ainda que a ideia é para manter nos próximos anos, desejando muito sucesso no futuro.

Em representação dos elementos do júri, o professor Pedro Pombo, da Universidade de Aveiro, elogiou a iniciativa promovida pela autarquia anadiense, tendo dado os parabéns aos vencedores do concurso pelas ideias apresentadas.

O “H2agrO”, da autoria de Guilherme Carvalho, Henrique Carvalho e Manuel Semedo, é um projeto que promove a economia circular e tem como objetivo a criação de uma empresa na área da agricultura, para produção de hortícolas em sistemas hidropónicos verticais, dando assim resposta à crescente procura de produtos hortícolas frescos e de alta qualidade.

O “Iris Lab”, da autoria de Rodrigo Carramate e Laís Carramate, cria uma plataforma que ensina as crianças a fazer o uso correto dos ecrãs, nomeadamente o tempo de uso, o equilíbrio do “On” e do “Offline”, senso critico digital e riscos da internet. Para os pais prevê a criação de uma aplicação (App) móvel que orientará a educação digital das crianças.

O “Espelho Inteligente – OurMirror”, da autoria João Carlos Santos, é um projeto que apresenta um novo conceito de espelho. A ideia é tornar inteligente algo tão tradicional como um simples espelho de modo a apresentar conteúdos personalizados à população em geral.

«O concurso teve como principal objetivo promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores em determinadas áreas de atividade. Pretendeu-se, desta forma, estimular o espírito de dinamismo e de iniciativas nos jovens do concelho de Anadia», conclui a mesma nota municipal.