Joana Sá Pereira, de 28 anos, natural do concelho da Mealhada e deputada à Assembleia da República, é candidata, pelo Partido Socialista, como primeira suplente, ao Conselho Superior de Informações, órgão de consulta e coordenação em matéria de secretas presidido pelo Primeiro-ministro.

PS e PSD não se entendem desde 2015 nas eleições para os órgãos externos que precisam de uma maioria qualificada de dois terços dos votos. Em julho de 2020, os nomes do deputado socialista Jorge Lacão e André Coelho Lima, deputado e vice-presidente do PSD, para o Conselho Superior de Informações, foram chumbados. “Na mesma lista, que teve 142 votos a favor, 68 brancos e 18 nulos) constavam como suplentes Carlos Reis (deputado do PSD) e Francisco Oliveira”, avança o Público em notícia publicada na tarde desta sexta-feira.

Agora, na lista reestruturada, Francisco Oliveira sobe de suplente para efetivo (substituindo Jorge Lacão) e Joana Sá Pereira entra para primeira suplente. A deputada, natural da Pampilhosa, por ser o único elemento novo a entrar será ouvida na próxima quarta-feira, dia 21 de julho, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Joana Sá Pereira, deputada à Assembleia da República desde outubro de 2019, é Mestre em Direito, na especialidade em Ciências Jurídico Forenses, e é também atualmente presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados