As 140 Iguarias Finalistas Regionais da edição 2021 das 7 Maravilhas sob o mote “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” estão selecionadas e contam com duas presenças da região da Bairrada. Na categoria de “Peixe e Marisco”, o concelho de Cantanhede estará representado por um “Arroz de Robalo Selvagem”, da autoria de Cristina Veiga & Pedro Guerra do estabelecimento Marquês de Marialva. Já na categoria de “Carne”, a iguaria “Leitão 3 Andamentos” surge do concelho da Mealhada, pela a autoria de José Capela, do Rei dos Leitões.

Da região, também na categoria de Petiscos, o concelho de Aveiro está representado por “Samos de Bacalhau, Algas e Salicórnia”, da autoria de Luís Daniel Lavrador, do “Fama by Luís Lavrador”. Em “Vegetariana”, Coimbra terá uma “Salada Quinta das Lágrimas”, de Vítor Dias, da Arcadas. Na “Cozinha Molecular”, Aveiro conta com “Bacalhau e a Salada de Verão”, de Duarte Eira, do “Salpoente” e de Coimbra por um “Gaspacho de Tomate e Cavala”, novamente de Vítor Dias, da “Arcadas”.

“Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à Nova gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias”, lê-se num comunicado das “7 Maravilhas”, que informa que a apresentação das 140 iguarias finalistas acontece esta quinta-feira, dia 8 de julho, por Sónia Araújo e José Carlos Malato, a partir da Maia, numa emissão da RTP 1.

A partir de 12 de julho terão lugar as respetivas eliminatórias regionais num total de 14 programas transmitidos em direto no “daytime” da RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados sete candidatos por categoria, num total de 49 pré-finalistas.

Também a partir desta data estará à venda, em banca, com o Jornal Público e nos Postos de Abastecimento Cepsa, o Guia Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia®. A primeira edição será sobre as 140 iguarias de 140 chefs, que participam no concurso, com 140 harmonizações de vinho.