A Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira levará a cabo, a partir do próximo mês de setembro, o projeto «CEI – Crescer, Empreender e Inovar», cujo objetivo primordial é o de promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral. A novidade foi lançada por Cláudio Matos, vice-presidente da direção da ACIBA, no decorrer do encontro «Ponto Empreendedorismo», que se realizou nos passados dias 17 e 18 de junho no Cineteatro Messias.

O projeto CEI terá como promotor líder a ACIBA – que abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova – e como copromotores a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e a Associação Empresarial Regional e Associação do Comércio Indústria Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal. «Uma co-promoção que surge com base na necessidade de promover a coesão territorial em Portugal e é o primeiro projeto deste género que a ACIBA está a desenvolver», declarou Cláudio Matos, sobre a iniciativa destinada a jovens, estudantes e empreendedores «sem limite de idade». «Isto é para todos os que queiram partilhar uma ideia», defendeu.

O CEI pretende fomentar a prática do empreendedorismo apoiando a criação de novas empresas; reduzir o risco de negócio (através, por exemplo, de estudos de risco); e ajudar na tomada de decisão das ideias por parte dos candidatos. A partir do próximo mês de setembro haverá uma sessão de apresentação, a criação de um website e um concurso de ideias.

O vice-presidente da direção da ACIBA falou ainda de um projeto que está a decorrer, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, designado de Entidade Prestadora de Apoio Técnico, que proporciona que «os desempregados que estejam a receber subsídio possam ir buscar o valor da totalidade dos meses abrangidos pelo desemprego para investir no seu negócio e criar o seu posto de trabalho». «Já apoiamos doze novas empresas e negócios, na grande maioria no concelho da Mealhada e renovamos este projeto, por mais dois anos, a convite do IEFP», referiu ainda o dirigente, enfatizando que através do Inovstart foram também criadas no território onze novas empresas.

A abertura do «Ponto Empreendedorismo» foi feita por Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, que colocou a tónica do seu discurso no Espaço Inovação da Mealhada, «onde já nasceram algumas empresas que têm sucesso e que estão já instaladas e consolidadas». «É um espaço importante para o futuro dos nossos empreendedores», enfatizou ainda, concluindo que «o Município está atento ao empreendedorismo porque sabemos que um tecido empresarial forte significa sempre um concelho mais atractivo».

Na sexta-feira, 18 de junho, a iniciativa continuou, onde estiveram diversos convidados, tais como, Ricardo Pocinho, da Associação Nacional de Gerontologia Social; Luís Arneiro e João Duarte, da 4EcoSystem; Sérgio Castro, do Oporto Forte; e Sónia Nabais, da Eco Quinta Villa Maria (Living Place).

 

 

Texto e fotografias de Mónica Sofia Lopes

Vídeos de Miriam Vieira