O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, inaugurou, ontem, o «Espaço Empresa» instalado no Curia Tecnoparque, no concelho de Anadia. A ocasião serviu para que a Autarquia também homenageasse as onze empresas do concelho que foram galardoadas com o estatuto de «PME Excelência 2020», atribuídas pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

O «Espaço Empresa» é uma parceria do Município de Anadia com o IAPMEI, em articulação com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Agência para a Modernização Administrativa. «Com este trabalho conjunto entre a administração central, a administração local e as estruturas empresariais teremos melhores condições, sempre na procura de soluções mais úteis que possam responder aos novos desafios», defendeu João Neves, enfatizando «a importância de se estabelecerem serviços de confiança».

Para o secretário de Estado Adjunto e da Economia, «as empresas dos diferentes sectores» mostraram, no último ano, «a capacidade de resistência que têm». «Temos ainda dificuldades nas áreas do turismo, de animação e em tudo aquilo que engloba aglomerações, mas temos que olhar para o futuro com confiança. Os dados que já dispomos sobre exportações no último período são claramente favoráveis», referiu ainda, elogiando as «empresas de excelência» do concelho de Anadia e enfatizando que «são o resultado das condições e serviços que o município aqui detém».

O «Espaço Empresa», ontem inaugurado, «inclui a disponibilização de serviços às empresas através de três canais: presencial (de proximidade), eletrónico e telefónico». Um serviço que pretende «apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre o Estado e as empresas». Um local que Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia refere ser ainda «mais importante em tempos de medos e de incertezas», pretendendo que seja um incentivo «aos jovens para criarem as suas empresas».

Aproveitando a presença do membro do Governo, a edil localizou o concelho, lamentando «a sobrecarga da estrada nacional». «Há muito que solicitamos ao Governo a resolução do problema, pois precisamos em Anadia de um nó de acesso à Autoestrada», referiu Teresa Cardoso, apelando «à interceção do senhor secretário de Estado» neste sector.

A cerimónia serviu também para homenagear as onze empresas galardoadas com o estatuto de «PME Excelência 2020» – A J Maias SA; Barrimoldes; Candigrés; Jofebar; Cobel; Lusitana face; Marques Associados Digital Lda.; Padaria Esperança; Policarpo; Vidrologic; e Vidromax – e, durante a tarde, houve ainda visita a algumas entidades empresariais do concelho, nomeadamente, A.J. Maias, Epedal e Nexxpro. «O sucesso das empresas, num ano atípico, é motivo de orgulho para o Município, assim como é perceber o empenho e resiliência que têm e a paixão com que se dedicam», enalteceu a presidente da Câmara de Anadia.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de Miriam Vieira, em https://www.facebook.com/bairradainformacao