A Câmara Municipal de Cantanhede está a intensificar a campanha de divulgação da plataforma de venda online de produtos locais e regionais “Da Terra à Mesa”. Criada no âmbito do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA), esta plataforma representa uma aposta na dinamização do setor primário da economia, pois assegura um circuito curto de comércio que exclui a intermediação e que não só faculta a todos os consumidores um acesso rápido a produtos saudáveis e de elevada qualidade, funcionando também como um canal eficaz para o escoamento da produção local em pequena escala.

Esta iniciativa lançada em maio do ano transato, tem como principal objetivo promover um conceito de preservação de técnicas de produção tradicionais e ancestrais de cultivo agrícola, valorizando a diversidade e variedade de produtos produzidos no concelho de Cantanhede. Os alimentos aqui comercializados já se encontram, por isso, completamente adaptados ao clima, pragas e solos, exigindo por isso a aplicação de uma menor quantidade de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes, apresentando-se assim mais naturais, beneficiando com isso a saúde dos consumidores e o bolso dos produtores.

Para Adérito Machado, vereador da autarquia “o nosso primeiro grande objetivo foi amplamente alcançado, pois conseguimos fazer chegar à mesa de muitas pessoas, residente no concelho ou fora dele, os produtos de indubitável qualidade produzidos em Cantanhede”, afirma o autarca, frisando que, “assim, os produtores não têm necessidade de recorrer a intermediários ou às grandes superfícies, o que por si só constitui um benefício para ambas as partes”. Quanto à plataforma, Adérito Machado salienta ainda que “ver o nosso projeto replicado por outras autarquias revela bem o sucesso e reconhecimento que esta “Da Terra à Mesa” tem alcançado”, acrescentando que “o facto de haver cada mais restaurantes, do concelho e não só, a recorrer a este serviço é outro dos aspetos que demonstra bem o êxito que atingiu, para além de fomentar o natural consumo dos produtos regionais na restauração, funcionando assim como fator de dinamização e de sustentabilidade da economia circular”, concluiu.

O Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor reserva a si a gestão e controlo da plataforma, garantindo o cumprimento legal de todos os procedimentos, com as ações relacionadas com os produtos fornecidos e as informações prestadas a serem da exclusiva responsabilidade dos produtores. Poderá aceder facilmente à plataforma “Da Terra à Mesa”, bastando para isso consultar o portal institucional do Município de Cantanhede ou diretamente através do link https://www.cm-cantanhede.pt/daterraamesa.

O Município de Cantanhede relembra ainda, que os produtores interessados em participar neste projeto poderão fazê-lo a qualquer altura, através da inscrição na plataforma criada para o efeito, através do e-mail gmaa@cm-cantanhede.pt ou através do contacto telefónico 231 410 100 ou 969 287 659.

 

 

Fonte: Município de Cantanhede