Esta quinta-feira, pela hora do almoço, será montada uma “mega-operação” de solidariedade para com diversas corporações de bombeiros voluntários de norte a sul do país. O centro nevrálgico é na Mealhada, no restaurante Rei dos Leitões, onde serão confecionadas mil refeições, que a partir das 8 horas começarão a sair para todo o país. A iniciativa parte do restaurante mealhadense, numa parceria com a Caxamar (indústria de bacalhau) e “A Pousadinha”, em Tentúgal. Já hoje, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, agradeceu, publicamente, a iniciativa que reconhece “os valores dos ‘soldados da paz’”.

Leitão à Bairrada, bacalhau à rei e pasteis de Tentúgal irão diretamente para a mesa dos bombeiros voluntários de todas as capitais de distrito do país. «A nossa vontade em ajudar existe desde 1947», começa por dizer António Paulo Rodrigues, do Rei dos Leitões, que, numa altura em que a restauração não passa um bom momento, garante que «há sempre quem esteja pior». «No caso concreto dos bombeiros, julgo que são muitas vezes esquecidos. Fala-se muito nos doentes e nas horas que estão em filas dos hospitais dentro das ambulâncias, mas esquece-se de quem lá está com eles», sublinha o empresário, que nesta fase da pandemia considera ser o “momento chave para se dizer ‘obrigado’”.

A rota está estipulada e vai de Bragança a Faro, com o primeiro veículo a sair da Mealhada às 8 horas, com destino precisamente a Beja e Faro, seguindo depois outros transportes para todas as corporações das capitais de distrito. «Haverá mais corporações. Aqui na região entregaremos também na Mealhada, Pampilhosa, Anadia, Cantanhede e Condeixa. E na zona da Caxamar, por exemplo, serão entregues refeições também em Caxarias, Ourem, Fátima e Leiria», acrescenta António Paulo Rodrigues, adiantando que a confeção terá inicio na madrugada desta quinta-feira, às 4 horas.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados