O Município de Anadia renovou o protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) por forma a garantir o bom funcionamento e gestão das instalações desportivas do Centro Alto Rendimento (CAR) de Anadia. A deliberação foi tomada pelo executivo municipal no passado dia 17 de fevereiro.

O presente protocolo tem por objeto o estabelecimento de termos e condições pelos quais se pautará a colaboração entre as partes na dinamização e utilização das várias valências do CAR, nomeadamente o edifício adjacente à Pista Olímpica de BMA, ao Velódromo Nacional, à Pista Olímpica de BMA, em Sangalhos e à Pista de “Cross-Country” Olímpico, em Tamengos. Por outro lado, estabelece também a operacionalização de serviços e respetivas atividades conexas, a implementar no edifício adjacente à Pista de BMX do CAR.

Pelo presente protocolo de cooperação a FPC obriga-se, entre outras, a instalar, no CAR, os serviços técnicos de alto rendimento em ciclismo, especialmente, no âmbito dos trabalhos de coordenação e preparação das Seleções Nacionais de ciclismo, bem como a implantar e apetrechar o centro de avaliações e controle de treino, disponibilizando e capacitando os recursos humanos necessários. Está também prevista a criação do Centro Nacional de Formação em ciclismo.

Outro dos pontos previstos no protocolo refere-se ao desenvolvimento e implementação do programa “O Ciclismo vai à Escola”, junto dos alunos das escolas do concelho, nomeadamente os do Agrupamento de Escolas de Anadia, promovendo a interação entre a comunidade escolar e o CAR de Anadia.

Por seu lado, o Município de Anadia obriga-se a ceder à FPC a utilização do edifício adjacente à Pista Olímpica de BMX, assim como das pistas de XCO, BMX e Velódromo, assegurando a manutenção e as benfeitorias necessárias à sua boa utilização.

 

 

Fonte: Município de Anadia